Show simple item record

dc.creatorGonçalves, Luçaires Czermainski
dc.date.accessioned2021-06-24T20:10:23Z
dc.date.available2021-06-24
dc.date.available2021-06-24T20:10:23Z
dc.date.issued2017-09-18
dc.identifier.citationGONÇALVES, Luçaires Czermainski. A Formação Omnilateral e os desafios para o Ensino Médio de Nível Técnico no Mundo Atual: limites e possibilidades da omnilateralidade no IFSUL. 2017. 98f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7773
dc.description.abstractThe omnilateral model of education, according to Marxist thought, gives to man the possibility to revolutionize his position and his thinking faced the capitalist system thereby transforming the framework of inequalities inherent in society. Based on the above, in this dissertation we approach the discussions in the field of education about this human formation from the Marxist conceptions on omnilaterality, integrated teaching and work as an educational principle. We performed an analysis of the possibilities of this training through high school technical level, bringing as a reference the Institute of Education, Science and Technology of Pelotas - IFSul. We approach IFSul's Institutional Development Project (PDI), bringing some points of intentionality that show the concern with a pedagogical practice focused on integral training. We continue with a historical context in order to situate the reader regarding the changes that are applied in Brazil to each political change in the educational sector. We elaborate some discussions about the concept of integrated secondary education, assuming that work-oriented education, such as technical schools, encounters difficulties in articulating human training and the market. The researches and discussions were carried out through the literature based on the thoughts of Marx and also based on authors who think of education with the idea of formation through educational action, ahead of the formative role that it represents as a reference in the process of autonomy, transformation and freedom.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação humana em Marxpt_BR
dc.subjectOmnilateralidadept_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEnsino integradopt_BR
dc.subjectHuman formation in Marxpt_BR
dc.subjectOmnlateralitypt_BR
dc.subjectJobpt_BR
dc.subjectIntegrated teachingpt_BR
dc.titleFormação Omnilateral e os desafios para o Ensino Médio de Nível Técnico no Mundo Atual: limites e possibilidades da omnilateralidade no IFSUL.pt_BR
dc.title.alternativeThe Omnilateral Training and the Challenges for Technical Education in the Current World: limits and possibilities of omnilaterality in IFSUL.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1974367786267137pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8367592283546125pt_BR
dc.description.resumoO modelo omnilateral de educação, de acordo com o pensamento marxista, devolve ao homem a possibilidade de revolucionar sua postura e o seu pensamento diante do sistema capitalista, podendo, desse modo, transformar o quadro de desigualdades inerentes à sociedade. Partindo do acima exposto, nesta dissertação abordamos as discussões no âmbito da educação, a respeito dessa formação humana a partir das concepções marxistas sobre omnilateralidade, o ensino integrado e trabalho como princípio educativo. Fazemos uma análise das possibilidades dessa formação através do ensino médio de nível técnico, trazendo como referência o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pelotas – IFSul. Abordamos o Projeto de Desenvolvimento Institucional- PDI- do IFSul, trazendo alguns pontos de intencionalidade que evidenciam a preocupação com uma prática pedagógica voltada à formação integral. Seguimos com uma contextualização histórica no sentido de situar o leitor quanto às alterações que se aplica no Brasil a cada mudança política no setor educacional. Aprofundamos algumas discussões a respeito da concepção de ensino médio integrado, partindo do pressuposto de que a educação voltada para o trabalho, como é o caso das escolas técnicas, encontra dificuldades em articular formação humana e mercado. Através da literatura fundamentada nos pensamentos de Marx e também com o auxílio de autores que pensam a educação com a ideia de formação através da ação educativa, frente ao papel formador que ela representa como referência no processo de autonomia, transformação e liberdade, concluímos que a concepção de politecnia se apresenta como uma possibilidade de superação das limitações impostas pelos discursos inócuos e transitórios.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Pizzi, Jovino


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record