dc.creator | Gonçalves, Luçaires Czermainski | |
dc.date.accessioned | 2021-06-24T20:10:23Z | |
dc.date.available | 2021-06-24 | |
dc.date.available | 2021-06-24T20:10:23Z | |
dc.date.issued | 2017-09-18 | |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Luçaires Czermainski. A Formação Omnilateral e os desafios para o Ensino Médio de Nível Técnico no Mundo Atual: limites e possibilidades da omnilateralidade no IFSUL. 2017. 98f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7773 | |
dc.description.abstract | The omnilateral model of education, according to Marxist thought, gives to man the
possibility to revolutionize his position and his thinking faced the capitalist system
thereby transforming the framework of inequalities inherent in society. Based on the
above, in this dissertation we approach the discussions in the field of education about
this human formation from the Marxist conceptions on omnilaterality, integrated
teaching and work as an educational principle. We performed an analysis of the
possibilities of this training through high school technical level, bringing as a
reference the Institute of Education, Science and Technology of Pelotas - IFSul. We
approach IFSul's Institutional Development Project (PDI), bringing some points of
intentionality that show the concern with a pedagogical practice focused on integral
training. We continue with a historical context in order to situate the reader regarding
the changes that are applied in Brazil to each political change in the educational
sector. We elaborate some discussions about the concept of integrated secondary
education, assuming that work-oriented education, such as technical schools,
encounters difficulties in articulating human training and the market. The researches
and discussions were carried out through the literature based on the thoughts of
Marx and also based on authors who think of education with the idea of formation
through educational action, ahead of the formative role that it represents as a
reference in the process of autonomy, transformation and freedom. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação humana em Marx | pt_BR |
dc.subject | Omnilateralidade | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Ensino integrado | pt_BR |
dc.subject | Human formation in Marx | pt_BR |
dc.subject | Omnlaterality | pt_BR |
dc.subject | Job | pt_BR |
dc.subject | Integrated teaching | pt_BR |
dc.title | Formação Omnilateral e os desafios para o Ensino Médio de Nível Técnico no Mundo Atual: limites e possibilidades da omnilateralidade no IFSUL. | pt_BR |
dc.title.alternative | The Omnilateral Training and the Challenges for Technical Education in the Current World: limits and possibilities of omnilaterality in IFSUL. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1974367786267137 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8367592283546125 | pt_BR |
dc.description.resumo | O modelo omnilateral de educação, de acordo com o pensamento marxista, devolve
ao homem a possibilidade de revolucionar sua postura e o seu pensamento diante
do sistema capitalista, podendo, desse modo, transformar o quadro de
desigualdades inerentes à sociedade. Partindo do acima exposto, nesta dissertação
abordamos as discussões no âmbito da educação, a respeito dessa formação
humana a partir das concepções marxistas sobre omnilateralidade, o ensino
integrado e trabalho como princípio educativo. Fazemos uma análise das
possibilidades dessa formação através do ensino médio de nível técnico, trazendo
como referência o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pelotas –
IFSul. Abordamos o Projeto de Desenvolvimento Institucional- PDI- do IFSul,
trazendo alguns pontos de intencionalidade que evidenciam a preocupação com
uma prática pedagógica voltada à formação integral. Seguimos com uma
contextualização histórica no sentido de situar o leitor quanto às alterações que se
aplica no Brasil a cada mudança política no setor educacional. Aprofundamos
algumas discussões a respeito da concepção de ensino médio integrado, partindo
do pressuposto de que a educação voltada para o trabalho, como é o caso das
escolas técnicas, encontra dificuldades em articular formação humana e mercado.
Através da literatura fundamentada nos pensamentos de Marx e também com o
auxílio de autores que pensam a educação com a ideia de formação através da ação
educativa, frente ao papel formador que ela representa como referência no processo
de autonomia, transformação e liberdade, concluímos que a concepção de politecnia
se apresenta como uma possibilidade de superação das limitações impostas pelos
discursos inócuos e transitórios. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pizzi, Jovino | |