dc.creator | Nebel, Marita Zorzolli | |
dc.date.accessioned | 2021-06-26T00:57:52Z | |
dc.date.available | 2021-06-25 | |
dc.date.available | 2021-06-26T00:57:52Z | |
dc.date.issued | 2006-10-28 | |
dc.identifier.citation | NEBEL, Marita Zorzolli. Mãos que falam da construção de identidades surdas na escola ouvinte. 2006. 133f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7799 | |
dc.description.abstract | In this dissertation I debate how the deaf identities have been constructed along the
experience of inclusion at Colégio Municipal Pelotense, RS, discussing the effects of
the inclusive policy in eight deaf students of Secondary Education – Normal Course,
and discussing the impacts of this policy in the construction of their identities. Thus,
this work has the contribution of authors like: Foucault, Hall, Silva, Larrosa, Skliar,
Corazza, Perlin, Ewald, Woodward and others. To study the deaf students meant to
bring for this discussion a few of their general history and of the education through
social and policy movements, considering that the facts occurred throughout the time
interfere in the present and in the future of these students. I present a discussion
about the educational policies and the inclusion’s matter, observing the special
school view where the deaf students, of this search, were introduced, reflecting about
the problems experienced in school. I realize a careful analysis about the power
relations and the differences relations in a multicultural view, understanding that the
identities are constructed and changed in contact with the others. For this, I worked
with the qualitative search. Pelotense School was scenery of investigation that has
started in 2005. Three meetings were organized for doing semi-structured interviews
and film. These recourses enabled to think, to analyse and to elaborate propositions
about the construction of the deaf identities on listener scholastic curriculum. Also the
LIBRAS’ translator participated of the meetings. The students reported their ideas
about the school, the inclusion, the teachers, the subjects, the identities, the deaf
culture and about the natural language. The students did a critical analysis about
the changes, conquests and difficulties from the results and effects of their
interventions in the school activities. The data for this study were analysed and
interpreted through the narratives from the deaf students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Identidades surdas | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Relações de poder | pt_BR |
dc.subject | Relação com as diferenças | pt_BR |
dc.subject | Deaf identities | pt_BR |
dc.subject | Educational policies | pt_BR |
dc.subject | Power relations | pt_BR |
dc.subject | Diferences relations | pt_BR |
dc.title | Mãos que falam da construção das identidades surdas na escola ouvinte. | pt_BR |
dc.title.alternative | Hands talking about the construction of deaf identities in the listening school. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7490451482911533 | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta dissertação discuto como as identidades surdas vêm sendo construídas pela
experiência da inclusão no Colégio Municipal Pelotense - RS, problematizando os
efeitos da política inclusiva sobre oito alunos surdos no Ensino Médio e Curso
Normal e discutindo os impactos dessa política na construção de suas identidades.
Para tanto, utilizei as contribuições de autores como Foucault, Hall, Silva, Larrosa,
Skliar, Corazza, Perlin, Ewald e Woodward entre outros. Estudar os alunos surdos
significou trazer para essa discussão um pouco da história geral dos surdos e da
educação, através de movimentos sociais e políticos, considerando que os fatos
transcritos através do tempo interferem no presente e no futuro dos surdos.
Proponho uma discussão em torno das políticas educacionais e a questão da
inclusão, passando pela visão da escola especial em que estiveram inseridos os
surdos desta pesquisa, culminando numa reflexão sobre os dilemas vividos pela
escola. Faço uma análise atenciosa no que diz respeito às relações de poder e a
relação com as diferenças numa visão multicultural, entendendo que as identidades
são construídas e modificadas no contato com outras pessoas. Para tanto, usei o
método qualitativo. O próprio Colégio serviu de cenário para a investigação iniciada
em meados de 2005. Três encontros foram organizados com a utilização de
entrevistas semi-estruturadas e filmagem, recursos que possibilitaram refletir,
analisar e elaborar proposições sobre a construção das identidades surdas na
escola ouvinte. Também participou dos encontros, a intérprete de LIBRAS. Os
alunos narraram suas impressões a respeito da escola, da inclusão, dos
professores, dos colegas, das disciplinas, das identidades, da cultura surda, da
língua natural dos surdos. Das mudanças, conquistas e dificuldades fizeram uma
análise crítica baseada nos resultados e efeitos de suas intervenções nas atividades
do colégio. O meu olhar para as alteridades surdas buscou nas narrativas dos
surdos, os dados para serem analisados e interpretados. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Jarbas Santos | |