Mostrar registro simples

dc.creatorNebel, Marita Zorzolli
dc.date.accessioned2021-06-26T00:57:52Z
dc.date.available2021-06-25
dc.date.available2021-06-26T00:57:52Z
dc.date.issued2006-10-28
dc.identifier.citationNEBEL, Marita Zorzolli. Mãos que falam da construção de identidades surdas na escola ouvinte. 2006. 133f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7799
dc.description.abstractIn this dissertation I debate how the deaf identities have been constructed along the experience of inclusion at Colégio Municipal Pelotense, RS, discussing the effects of the inclusive policy in eight deaf students of Secondary Education – Normal Course, and discussing the impacts of this policy in the construction of their identities. Thus, this work has the contribution of authors like: Foucault, Hall, Silva, Larrosa, Skliar, Corazza, Perlin, Ewald, Woodward and others. To study the deaf students meant to bring for this discussion a few of their general history and of the education through social and policy movements, considering that the facts occurred throughout the time interfere in the present and in the future of these students. I present a discussion about the educational policies and the inclusion’s matter, observing the special school view where the deaf students, of this search, were introduced, reflecting about the problems experienced in school. I realize a careful analysis about the power relations and the differences relations in a multicultural view, understanding that the identities are constructed and changed in contact with the others. For this, I worked with the qualitative search. Pelotense School was scenery of investigation that has started in 2005. Three meetings were organized for doing semi-structured interviews and film. These recourses enabled to think, to analyse and to elaborate propositions about the construction of the deaf identities on listener scholastic curriculum. Also the LIBRAS’ translator participated of the meetings. The students reported their ideas about the school, the inclusion, the teachers, the subjects, the identities, the deaf culture and about the natural language. The students did a critical analysis about the changes, conquests and difficulties from the results and effects of their interventions in the school activities. The data for this study were analysed and interpreted through the narratives from the deaf students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectIdentidades surdaspt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectRelação com as diferençaspt_BR
dc.subjectDeaf identitiespt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectPower relationspt_BR
dc.subjectDiferences relationspt_BR
dc.titleMãos que falam da construção das identidades surdas na escola ouvinte.pt_BR
dc.title.alternativeHands talking about the construction of deaf identities in the listening school.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação discuto como as identidades surdas vêm sendo construídas pela experiência da inclusão no Colégio Municipal Pelotense - RS, problematizando os efeitos da política inclusiva sobre oito alunos surdos no Ensino Médio e Curso Normal e discutindo os impactos dessa política na construção de suas identidades. Para tanto, utilizei as contribuições de autores como Foucault, Hall, Silva, Larrosa, Skliar, Corazza, Perlin, Ewald e Woodward entre outros. Estudar os alunos surdos significou trazer para essa discussão um pouco da história geral dos surdos e da educação, através de movimentos sociais e políticos, considerando que os fatos transcritos através do tempo interferem no presente e no futuro dos surdos. Proponho uma discussão em torno das políticas educacionais e a questão da inclusão, passando pela visão da escola especial em que estiveram inseridos os surdos desta pesquisa, culminando numa reflexão sobre os dilemas vividos pela escola. Faço uma análise atenciosa no que diz respeito às relações de poder e a relação com as diferenças numa visão multicultural, entendendo que as identidades são construídas e modificadas no contato com outras pessoas. Para tanto, usei o método qualitativo. O próprio Colégio serviu de cenário para a investigação iniciada em meados de 2005. Três encontros foram organizados com a utilização de entrevistas semi-estruturadas e filmagem, recursos que possibilitaram refletir, analisar e elaborar proposições sobre a construção das identidades surdas na escola ouvinte. Também participou dos encontros, a intérprete de LIBRAS. Os alunos narraram suas impressões a respeito da escola, da inclusão, dos professores, dos colegas, das disciplinas, das identidades, da cultura surda, da língua natural dos surdos. Das mudanças, conquistas e dificuldades fizeram uma análise crítica baseada nos resultados e efeitos de suas intervenções nas atividades do colégio. O meu olhar para as alteridades surdas buscou nas narrativas dos surdos, os dados para serem analisados e interpretados.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Jarbas Santos


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples