dc.creator | Leite, Vanessa Caldeira | |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T15:02:31Z | |
dc.date.available | 2021-06-30 | |
dc.date.available | 2021-06-30T15:02:31Z | |
dc.date.issued | 2009-08-20 | |
dc.identifier.citation | LEITE, Vanessa Caldeira. Olhares distraídos, corpos pulsantes: ensino de arte e a constituição do corpo. Pelotas, 2009. 113f. Dissertação (Mestrado em educação). Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7827 | |
dc.description.abstract | This dissertation focuses two differerent discoursive fields, education and art,
having as its starting point a discussion about the body. Its object is to analyze
the discourses of elementary and middle school art teachers, as well as the
National Curriculum Parameters for the teaching of art, in order to see how the
teaching of art constitutes the body. Art here is viewed as a field of knowledge,
irrespective of the different art genres, and the body as the place of such
knowledge. The teaching of art, in its turn, is conceived as moment/space of
production of aesthetic and sensitive knowledge. The main theoretical support
is supplied by José Gil, Michel Foucault, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva,
Denise Sant’anna, Lúcia Santaella and Sandra Richter. In the analysis the
dimensions involved in the relation art-body-teaching are emphasized, and
some curricular possibilities for the production of aesthetic and sensitive
knowledge, with and in the body, are explored. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de arte | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Body | pt_BR |
dc.subject | Teaching of art | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.title | Olhares distraídos, corpos pulsantes: ensino de arte e a constituição do corpo. | pt_BR |
dc.title.alternative | Distracted looks, pulsaing bodies: teaching art and the constitution of the body. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1768149389791865 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7490451482911533 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação está focada em dois campos discursivos diferentes, a
educação e a arte, a partir de uma discussão sobre o corpo. O objetivo é
analisar como o ensino de arte constitui o corpo, trazendo os discursos de
professoras de arte do ensino fundamental e o dos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN) para arte. Aqui a arte é considerada enquanto campo de
conhecimento, independentemente das diferentes linguagens artísticas, e o
corpo enquanto lugar desse conhecimento. Já o ensino de arte é concebido
enquanto momento/espaço de produção do conhecimento estético e sensível.
Utilizo como principais ferramentas teóricas as contribuições de José Gil,
Michel Foucault, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Denise Sant’anna, Lúcia
Santaella e Sandra Richter. No processo de análise, destaco as dimensões que
estão envolvidas na relação entre arte, corpo e ensino, explorando, por fim,
algumas possibilidades curriculares de produção do conhecimento estético e
sensível com e no corpo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Jarbas Santos | |