Olhares distraídos, corpos pulsantes: ensino de arte e a constituição do corpo.
Resumen
Esta dissertação está focada em dois campos discursivos diferentes, a
educação e a arte, a partir de uma discussão sobre o corpo. O objetivo é
analisar como o ensino de arte constitui o corpo, trazendo os discursos de
professoras de arte do ensino fundamental e o dos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN) para arte. Aqui a arte é considerada enquanto campo de
conhecimento, independentemente das diferentes linguagens artísticas, e o
corpo enquanto lugar desse conhecimento. Já o ensino de arte é concebido
enquanto momento/espaço de produção do conhecimento estético e sensível.
Utilizo como principais ferramentas teóricas as contribuições de José Gil,
Michel Foucault, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Denise Sant’anna, Lúcia
Santaella e Sandra Richter. No processo de análise, destaco as dimensões que
estão envolvidas na relação entre arte, corpo e ensino, explorando, por fim,
algumas possibilidades curriculares de produção do conhecimento estético e
sensível com e no corpo.
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