Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorLeite, Vanessa Caldeira
dc.date.accessioned2021-06-30T15:02:31Z
dc.date.available2021-06-30
dc.date.available2021-06-30T15:02:31Z
dc.date.issued2009-08-20
dc.identifier.citationLEITE, Vanessa Caldeira. Olhares distraídos, corpos pulsantes: ensino de arte e a constituição do corpo. Pelotas, 2009. 113f. Dissertação (Mestrado em educação). Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7827
dc.description.abstractThis dissertation focuses two differerent discoursive fields, education and art, having as its starting point a discussion about the body. Its object is to analyze the discourses of elementary and middle school art teachers, as well as the National Curriculum Parameters for the teaching of art, in order to see how the teaching of art constitutes the body. Art here is viewed as a field of knowledge, irrespective of the different art genres, and the body as the place of such knowledge. The teaching of art, in its turn, is conceived as moment/space of production of aesthetic and sensitive knowledge. The main theoretical support is supplied by José Gil, Michel Foucault, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Denise Sant’anna, Lúcia Santaella and Sandra Richter. In the analysis the dimensions involved in the relation art-body-teaching are emphasized, and some curricular possibilities for the production of aesthetic and sensitive knowledge, with and in the body, are explored.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectTeaching of artpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleOlhares distraídos, corpos pulsantes: ensino de arte e a constituição do corpo.pt_BR
dc.title.alternativeDistracted looks, pulsaing bodies: teaching art and the constitution of the body.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1768149389791865pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação está focada em dois campos discursivos diferentes, a educação e a arte, a partir de uma discussão sobre o corpo. O objetivo é analisar como o ensino de arte constitui o corpo, trazendo os discursos de professoras de arte do ensino fundamental e o dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para arte. Aqui a arte é considerada enquanto campo de conhecimento, independentemente das diferentes linguagens artísticas, e o corpo enquanto lugar desse conhecimento. Já o ensino de arte é concebido enquanto momento/espaço de produção do conhecimento estético e sensível. Utilizo como principais ferramentas teóricas as contribuições de José Gil, Michel Foucault, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Denise Sant’anna, Lúcia Santaella e Sandra Richter. No processo de análise, destaco as dimensões que estão envolvidas na relação entre arte, corpo e ensino, explorando, por fim, algumas possibilidades curriculares de produção do conhecimento estético e sensível com e no corpo.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Jarbas Santos


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem