Mostrar el registro sencillo del ítem
Olhares distraídos, corpos pulsantes: ensino de arte e a constituição do corpo.
dc.creator | Leite, Vanessa Caldeira | |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T15:02:31Z | |
dc.date.available | 2021-06-30 | |
dc.date.available | 2021-06-30T15:02:31Z | |
dc.date.issued | 2009-08-20 | |
dc.identifier.citation | LEITE, Vanessa Caldeira. Olhares distraídos, corpos pulsantes: ensino de arte e a constituição do corpo. Pelotas, 2009. 113f. Dissertação (Mestrado em educação). Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7827 | |
dc.description.abstract | This dissertation focuses two differerent discoursive fields, education and art, having as its starting point a discussion about the body. Its object is to analyze the discourses of elementary and middle school art teachers, as well as the National Curriculum Parameters for the teaching of art, in order to see how the teaching of art constitutes the body. Art here is viewed as a field of knowledge, irrespective of the different art genres, and the body as the place of such knowledge. The teaching of art, in its turn, is conceived as moment/space of production of aesthetic and sensitive knowledge. The main theoretical support is supplied by José Gil, Michel Foucault, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Denise Sant’anna, Lúcia Santaella and Sandra Richter. In the analysis the dimensions involved in the relation art-body-teaching are emphasized, and some curricular possibilities for the production of aesthetic and sensitive knowledge, with and in the body, are explored. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de arte | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Body | pt_BR |
dc.subject | Teaching of art | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.title | Olhares distraídos, corpos pulsantes: ensino de arte e a constituição do corpo. | pt_BR |
dc.title.alternative | Distracted looks, pulsaing bodies: teaching art and the constitution of the body. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1768149389791865 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7490451482911533 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação está focada em dois campos discursivos diferentes, a educação e a arte, a partir de uma discussão sobre o corpo. O objetivo é analisar como o ensino de arte constitui o corpo, trazendo os discursos de professoras de arte do ensino fundamental e o dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para arte. Aqui a arte é considerada enquanto campo de conhecimento, independentemente das diferentes linguagens artísticas, e o corpo enquanto lugar desse conhecimento. Já o ensino de arte é concebido enquanto momento/espaço de produção do conhecimento estético e sensível. Utilizo como principais ferramentas teóricas as contribuições de José Gil, Michel Foucault, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Denise Sant’anna, Lúcia Santaella e Sandra Richter. No processo de análise, destaco as dimensões que estão envolvidas na relação entre arte, corpo e ensino, explorando, por fim, algumas possibilidades curriculares de produção do conhecimento estético e sensível com e no corpo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Jarbas Santos |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.