dc.creator | Leon, Adriana Duarte | |
dc.date.accessioned | 2021-07-05T14:02:31Z | |
dc.date.available | 2021-07-01 | |
dc.date.available | 2021-07-05T14:02:31Z | |
dc.date.issued | 2008-01-15 | |
dc.identifier.citation | LEON, Adriana Duarte. A profissão docente na cidade de Pelotas: Associação Sul Rio-Grandense de Professores e Associação Católica de Professores (décadas de 1930 e 1940). Pelotas, 2008. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7834 | |
dc.description.abstract | This thesis discusses teachers´ work as a profession, considering its social prestigious during
the period of 1930 and 1940, in the context of Pelotas, a historical town in South Brazil. It analyzes
many aspects of two relevant associations – Associação Sul Rio-Grandense de Professores
(Teachers Association of the State of Rio Grande do Sul) and Associação Católica de Professores e
Cultura Social (Teachers Catholic Association and Social Culture), related to how these associations
have influenced teachers in terms of the making of their professionalization. It was established the
period of the decades of 1930 and 1940, firstly because it matches the year of their creation (1930),
and it was also an important time for educational policies in Brazil for the second half of the Twenty
Century, when it is possible to note significant national policies for public education and schooling. It
uses oral and written historical sources. The oral sources were collected through interviews with
female teachers that had worked at this time. The written sources were documents and texts founded
at the Associação Sul Rio-Grandense de Professores (reports of board meetings and assemblies) and
three publications that have circulated in Pelotas – the Catholic Bulletin “A Palavra” (The Word), and
two newspapers: “Diário Popular”, and “A Opinião Pública”. The Associação Sul Rio-Grandense de
Professores and the Associação Católica de Professores e Cultura Social have achieved crucial role
in empowering social prestigious of teachers in that period. The associations can be considered very
representative institutions and have contributed to professionalism of teaching force, stimulating acts
of integration, congregation, and organizing events for teacher education, such as courses,
conferences, and so on. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | Profissão docente | pt_BR |
dc.subject | Valorização profissional | pt_BR |
dc.subject | History of education | pt_BR |
dc.subject | Teachers' Work | pt_BR |
dc.subject | Prestigious professionalism | pt_BR |
dc.title | A profissão docente na cidade de Pelotas: Associação Sul Rio-Grandense de Professores e Associação Católica de Professores (décadas de 1930 e 1940). | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching profession in the city of Pelotas: Associação Sul Rio-Grandense de Professores and Associação Católica de Professores (1930s and 1940s). | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6338845236131461 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9102960381550474 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa discute a valorização da profissão docente nas décadas de 1930 e 1940, no
contexto de Pelotas, analisando sob quais aspectos a Associação Sul Rio-Grandense de Professores
e a Associação Católica de Professores e Cultura Social desempenharam influência na constituição
da profissão docente. O recorte temporal estabelecido para a pesquisa – as décadas de 1930 e 1940
– corresponde ao período inicial de atuação destas instituições (1930) e a um período significativo
para as definições das políticas brasileiras de educação do século XX, quando se presenciou uma
série de iniciativas nacionais para a educação, que delineiam características centrais para o sistema
de ensino. As fontes utilizadas na pesquisa são orais e escritas. As orais constituem-se de entrevistas
temáticas realizadas com professoras que atuaram no período. As fontes escritas são os registros
encontrados na Associação Sul Rio-Grandense de Professores (atas das reuniões de diretoria e atas
das assembléias) e três jornais que circularam no período, em Pelotas, o jornal católico “A Palavra”, o
“Diário Popular” e “A Opinião Pública”. A Associação Sul Rio-Grandense de Professores e a
Associação Católica de Professores e Cultura Social ocuparam papel relevante no que se refere à
valorização da profissão docente. Constituíram-se como importantes entidades representativas e
contribuíram para a profissionalização e a valorização do professorado, realizando atividades de
congregação e integração, atividades de formação, estimulando, assim, a construção de um fazer
profissional específico do professor. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Amaral, Giana Lange do | |