A profissão docente na cidade de Pelotas: Associação Sul Rio-Grandense de Professores e Associação Católica de Professores (décadas de 1930 e 1940).
Abstract
Esta pesquisa discute a valorização da profissão docente nas décadas de 1930 e 1940, no
contexto de Pelotas, analisando sob quais aspectos a Associação Sul Rio-Grandense de Professores
e a Associação Católica de Professores e Cultura Social desempenharam influência na constituição
da profissão docente. O recorte temporal estabelecido para a pesquisa – as décadas de 1930 e 1940
– corresponde ao período inicial de atuação destas instituições (1930) e a um período significativo
para as definições das políticas brasileiras de educação do século XX, quando se presenciou uma
série de iniciativas nacionais para a educação, que delineiam características centrais para o sistema
de ensino. As fontes utilizadas na pesquisa são orais e escritas. As orais constituem-se de entrevistas
temáticas realizadas com professoras que atuaram no período. As fontes escritas são os registros
encontrados na Associação Sul Rio-Grandense de Professores (atas das reuniões de diretoria e atas
das assembléias) e três jornais que circularam no período, em Pelotas, o jornal católico “A Palavra”, o
“Diário Popular” e “A Opinião Pública”. A Associação Sul Rio-Grandense de Professores e a
Associação Católica de Professores e Cultura Social ocuparam papel relevante no que se refere à
valorização da profissão docente. Constituíram-se como importantes entidades representativas e
contribuíram para a profissionalização e a valorização do professorado, realizando atividades de
congregação e integração, atividades de formação, estimulando, assim, a construção de um fazer
profissional específico do professor.
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