Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRodrigues, Adriane Pires
dc.date.accessioned2021-07-05T14:03:08Z
dc.date.available2021-07-01
dc.date.available2021-07-05T14:03:08Z
dc.date.issued2008-02-08
dc.identifier.citationRODRIGUES, Adriane Pires. As relações afetivas na aprendizagem em educação a distância. Pelotas, 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7835
dc.description.abstractThe aim of this dissertation is to investigate the perception of a group of tutors and pupils of EAD about: a) the occurrence of affective exchanges in this modality of education; b) the importance attributed to it by the individuals interviewed; and c) the influence of these exchanges in learning. Since the EAD is important because contributes for the democratization of education, allowing that more pupils can attend university, it is essential to do it with high quality standards. With this research, I intend to contribute with information that can lead to this quality. The theoretical revision which supported this research includes a short debate about the EAD, about affection and education and about the importance of affection in the EAD. For this reason, it has been used the ideas of authors such as Belloni, Kenski, Vigotski, Freire, Arantes and Moran. The data was collected by semi-structured interviews, with three tutors and four pupils enrolled in distance learning courses aiming to make a group of individuals that could present variety, according to the rules which guide the processes of sampling in the qualitative researches. The results, based in theoretical and empirical categories come from the analysis of data of the interviews, it has been complemented by the information obtained in a model study that also contributed to orientate the collection of data of the main investigation. The affective exchanges according to the individuals who have participated in the research, took place in the EAD. They are showed among the pupils and tutors, in presencial and distance learning, and among the pupils, especially in group work. The presence of affective exchanges is considered important in order to develop the learning and the motivation of the pupils.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectRelações afetivaspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectAffective relationshipspt_BR
dc.titleAs relações afetivas na aprendizagem em educação a distância.pt_BR
dc.title.alternativeAffective relationships in distance learning.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3116885064391469pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9565345581329474pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem o objetivo de investigar a percepção de um grupo de tutores e alunos de EAD sobre: a) a ocorrência de trocas afetivas nessa modalidade de educação; b) a importância a ela atribuída pelos sujeitos entrevistados; e c) a influência dessas trocas na aprendizagem. Como a EAD é importante, porque contribui para a democratização da educação, possibilitando que mais alunos possam ingressar no ensino superior, é essencial fazê-la com qualidade. Com esta pesquisa, pretendo trazer contribuições que promovam essa qualidade. A revisão teórica que deu suporte à pesquisa incluiu uma discussão breve sobre a EAD, sobre afetividade e educação e sobre a importância da afetividade na EAD. Para isso forma utilizadas as idéias de autores como Belloni, Kenski, Vigotski, Freire, Arantes e Moran. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, com três tutores e quatro estudantes envolvidos em cursos a distância e selecionados visando a compor um grupo de sujeitos que apresentasse variabilidade, conforme as diretrizes que guiam os processos de amostragem nas pesquisas qualitativas. Os resultados, baseados em categorias teóricas e empíricas provenientes da análise dos dados das entrevistas, foram complementados pelas informações obtidas em um estudo piloto que serviu também para orientar a coleta de dados do estudo principal. As trocas afetivas, segundo os participantes da pesquisa, ocorrem na EAD. Elas aparecem entre os alunos e tutores, presenciais ou a distância, e entre os alunos, em especial nos trabalhos em grupo. A presença das trocas afetivas é considerada importante para impulsionar a aprendizagem e a motivação dos alunos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Damiani, Magda Floriana


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem