Mostrar el registro sencillo del ítem
As relações afetivas na aprendizagem em educação a distância.
dc.creator | Rodrigues, Adriane Pires | |
dc.date.accessioned | 2021-07-05T14:03:08Z | |
dc.date.available | 2021-07-01 | |
dc.date.available | 2021-07-05T14:03:08Z | |
dc.date.issued | 2008-02-08 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Adriane Pires. As relações afetivas na aprendizagem em educação a distância. Pelotas, 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7835 | |
dc.description.abstract | The aim of this dissertation is to investigate the perception of a group of tutors and pupils of EAD about: a) the occurrence of affective exchanges in this modality of education; b) the importance attributed to it by the individuals interviewed; and c) the influence of these exchanges in learning. Since the EAD is important because contributes for the democratization of education, allowing that more pupils can attend university, it is essential to do it with high quality standards. With this research, I intend to contribute with information that can lead to this quality. The theoretical revision which supported this research includes a short debate about the EAD, about affection and education and about the importance of affection in the EAD. For this reason, it has been used the ideas of authors such as Belloni, Kenski, Vigotski, Freire, Arantes and Moran. The data was collected by semi-structured interviews, with three tutors and four pupils enrolled in distance learning courses aiming to make a group of individuals that could present variety, according to the rules which guide the processes of sampling in the qualitative researches. The results, based in theoretical and empirical categories come from the analysis of data of the interviews, it has been complemented by the information obtained in a model study that also contributed to orientate the collection of data of the main investigation. The affective exchanges according to the individuals who have participated in the research, took place in the EAD. They are showed among the pupils and tutors, in presencial and distance learning, and among the pupils, especially in group work. The presence of affective exchanges is considered important in order to develop the learning and the motivation of the pupils. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Relações afetivas | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.subject | Affective relationships | pt_BR |
dc.title | As relações afetivas na aprendizagem em educação a distância. | pt_BR |
dc.title.alternative | Affective relationships in distance learning. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3116885064391469 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9565345581329474 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem o objetivo de investigar a percepção de um grupo de tutores e alunos de EAD sobre: a) a ocorrência de trocas afetivas nessa modalidade de educação; b) a importância a ela atribuída pelos sujeitos entrevistados; e c) a influência dessas trocas na aprendizagem. Como a EAD é importante, porque contribui para a democratização da educação, possibilitando que mais alunos possam ingressar no ensino superior, é essencial fazê-la com qualidade. Com esta pesquisa, pretendo trazer contribuições que promovam essa qualidade. A revisão teórica que deu suporte à pesquisa incluiu uma discussão breve sobre a EAD, sobre afetividade e educação e sobre a importância da afetividade na EAD. Para isso forma utilizadas as idéias de autores como Belloni, Kenski, Vigotski, Freire, Arantes e Moran. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, com três tutores e quatro estudantes envolvidos em cursos a distância e selecionados visando a compor um grupo de sujeitos que apresentasse variabilidade, conforme as diretrizes que guiam os processos de amostragem nas pesquisas qualitativas. Os resultados, baseados em categorias teóricas e empíricas provenientes da análise dos dados das entrevistas, foram complementados pelas informações obtidas em um estudo piloto que serviu também para orientar a coleta de dados do estudo principal. As trocas afetivas, segundo os participantes da pesquisa, ocorrem na EAD. Elas aparecem entre os alunos e tutores, presenciais ou a distância, e entre os alunos, em especial nos trabalhos em grupo. A presença das trocas afetivas é considerada importante para impulsionar a aprendizagem e a motivação dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Damiani, Magda Floriana |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [801]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.