dc.creator | Rodrigues, Adriane Pires | |
dc.date.accessioned | 2021-07-05T14:03:08Z | |
dc.date.available | 2021-07-01 | |
dc.date.available | 2021-07-05T14:03:08Z | |
dc.date.issued | 2008-02-08 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Adriane Pires. As relações afetivas na aprendizagem em educação a distância. Pelotas, 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7835 | |
dc.description.abstract | The aim of this dissertation is to investigate the perception of a group of tutors
and pupils of EAD about: a) the occurrence of affective exchanges in this
modality of education; b) the importance attributed to it by the individuals
interviewed; and c) the influence of these exchanges in learning. Since the EAD
is important because contributes for the democratization of education, allowing
that more pupils can attend university, it is essential to do it with high quality
standards. With this research, I intend to contribute with information that can
lead to this quality. The theoretical revision which supported this research
includes a short debate about the EAD, about affection and education and
about the importance of affection in the EAD. For this reason, it has been used
the ideas of authors such as Belloni, Kenski, Vigotski, Freire, Arantes and
Moran. The data was collected by semi-structured interviews, with three tutors
and four pupils enrolled in distance learning courses aiming to make a group of
individuals that could present variety, according to the rules which guide the
processes of sampling in the qualitative researches. The results, based in
theoretical and empirical categories come from the analysis of data of the
interviews, it has been complemented by the information obtained in a model
study that also contributed to orientate the collection of data of the main
investigation. The affective exchanges according to the individuals who have
participated in the research, took place in the EAD. They are showed among
the pupils and tutors, in presencial and distance learning, and among the pupils,
especially in group work. The presence of affective exchanges is considered
important in order to develop the learning and the motivation of the pupils. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Relações afetivas | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.subject | Affective relationships | pt_BR |
dc.title | As relações afetivas na aprendizagem em educação a distância. | pt_BR |
dc.title.alternative | Affective relationships in distance learning. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3116885064391469 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9565345581329474 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem o objetivo de investigar a percepção de um grupo de
tutores e alunos de EAD sobre: a) a ocorrência de trocas afetivas nessa
modalidade de educação; b) a importância a ela atribuída pelos sujeitos
entrevistados; e c) a influência dessas trocas na aprendizagem. Como a EAD é
importante, porque contribui para a democratização da educação,
possibilitando que mais alunos possam ingressar no ensino superior, é
essencial fazê-la com qualidade. Com esta pesquisa, pretendo trazer
contribuições que promovam essa qualidade. A revisão teórica que deu suporte
à pesquisa incluiu uma discussão breve sobre a EAD, sobre afetividade e
educação e sobre a importância da afetividade na EAD. Para isso forma
utilizadas as idéias de autores como Belloni, Kenski, Vigotski, Freire, Arantes e
Moran. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas,
com três tutores e quatro estudantes envolvidos em cursos a distância e
selecionados visando a compor um grupo de sujeitos que apresentasse
variabilidade, conforme as diretrizes que guiam os processos de amostragem
nas pesquisas qualitativas. Os resultados, baseados em categorias teóricas e
empíricas provenientes da análise dos dados das entrevistas, foram
complementados pelas informações obtidas em um estudo piloto que serviu
também para orientar a coleta de dados do estudo principal. As trocas afetivas,
segundo os participantes da pesquisa, ocorrem na EAD. Elas aparecem entre
os alunos e tutores, presenciais ou a distância, e entre os alunos, em especial
nos trabalhos em grupo. A presença das trocas afetivas é considerada
importante para impulsionar a aprendizagem e a motivação dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Damiani, Magda Floriana | |