Vivências e saberes de estudantes de Pedagogia: um estudo de suas relações com as mídias.
Resumo
O presente estudo, integrado à linha de pesquisa Formação de professores: ensino,
aprendizagem e conhecimento, buscou investigar as relações de estudantes de
Pedagogia com as mídias vividas em diferentes contextos, tempos e espaços e os
saberes pedagógicos pré-profissionais, levantados a partir de suas lembranças e
percepções sobre mídias em situações de ensino. Fundamenta-se nas teorias de
Tardif (2002) e Lima (2003), no que tange à constituição dos saberes docentes, e
nas idéias de Babin e Kouloumdjian (1989), Kenski (2007), Moran (1993; 2006) e
Porto (1996; 2005), que estudam as mídias relacionadas ao contexto escolar. A
investigação foi desenvolvida com estudantes da turma do 6º semestre do curso de
Pedagogia, da Faculdade de Educação da UFPel. O método adotado para coleta de
dados foi o de estudo de caso, associado à técnica de grupo focal (GASKELL, 2002)
e aplicação de questionário. A pesquisa mostrou que as estudantes de Pedagogia
têm uma intensa relação com as mídias; contudo, essas relações são oriundas de
posturas de telespectadoras, consumidoras, mães e alunas. Em geral, estas
vivências são desconectadas do contexto da prática profissional estudada – a
docência. As estudantes não estavam habituadas a discutir, refletir e contextualizar a
inserção das mídias em situações de ensino. Foi possível perceber, em meio a suas
falas, a presença de saberes pedagógicos, oriundos de suas experiências como
estudantes, tanto na escola básica como na universidade. É possível inferir que,
apesar de terem saberes experienciais sobre mídias, isso não lhes garante um
conhecimento profissional. Assim, os dados revelam a necessidade de o curso de
Pedagogia propiciar estudos teórico-práticos que permitam às alunas refletir sobre
as mídias em seus cotidianos (saberes experienciais), recontextualizando-os em
práticas para sua futura atuação docente.
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