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dc.creatorLemke, Aline Krause
dc.date.accessioned2021-07-05T14:03:32Z
dc.date.available2021-07-01
dc.date.available2021-07-05T14:03:32Z
dc.date.issued2008-03-07
dc.identifier.citationLEMKE, Aline Krause. Vivências e saberes de estudantes de pedagogia: um estudo de suas relações com as mídias. 2008. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7836
dc.description.abstractThe present study, linked to the field of research Teacher Education: teaching, learning and knowledge, has aimed to investigate the relationship between Pedagogy students and media in different contexts, periods and places and the preprofessional pedagogic knowledges through their memories and perceptions towards medias in learning situations. It is based on Tardiff’s (2002) and Lima’s (2003) theories concerning to the constitution of teachers’ knowledge and on Babin and Kouloumdjian’s (1989), Kenski’s (2007), Moran’s (1993; 2006) and Porto’s (1996; 2005), which study medias in school context. The investigation has been developed with students of the 6th semester of Pedagogy course, of UFPel’s School of Education. The method adopted to collect data has been case study, associated with focal group technique (GASKELL, 2002) and the application of a questionnaire. The research has shown that students of Pedagogy have an intense relationship with medias; however, as viewers, consumers, mothers and students. In general, these experiences are disconnected from the context of the Professional practice studied – teaching. Students were not used to discussing, reflecting and contextualizing the insertion of medias in learning situations. It was possible to notice, by their speeches, the presence of pedagogic knowledges, which came from their experiences as students in basic education school and university. It is possible to infer that, even though they have experimental knowledges on medias, that does not guarantee them professional knowledge. Therefore, data have revealed Pedagogy course needs to provide theoretical-practical studies which allow students to reflect about medias in their quotidian (experimental knowledges), recontextualizing them in practices for their future teaching performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEstudantes de pedagogiapt_BR
dc.subjectSaberes pré-profissionaispt_BR
dc.subjectRelações com mídiaspt_BR
dc.subjectPedagogy studentspt_BR
dc.subjectPre-professional knowledgespt_BR
dc.subjectRelationships with mediaspt_BR
dc.titleVivências e saberes de estudantes de Pedagogia: um estudo de suas relações com as mídias.pt_BR
dc.title.alternativeExperiences and knowledge of pedagogy students: a study of their relations with the media.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8387378900765612pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5732783206082038pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, integrado à linha de pesquisa Formação de professores: ensino, aprendizagem e conhecimento, buscou investigar as relações de estudantes de Pedagogia com as mídias vividas em diferentes contextos, tempos e espaços e os saberes pedagógicos pré-profissionais, levantados a partir de suas lembranças e percepções sobre mídias em situações de ensino. Fundamenta-se nas teorias de Tardif (2002) e Lima (2003), no que tange à constituição dos saberes docentes, e nas idéias de Babin e Kouloumdjian (1989), Kenski (2007), Moran (1993; 2006) e Porto (1996; 2005), que estudam as mídias relacionadas ao contexto escolar. A investigação foi desenvolvida com estudantes da turma do 6º semestre do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da UFPel. O método adotado para coleta de dados foi o de estudo de caso, associado à técnica de grupo focal (GASKELL, 2002) e aplicação de questionário. A pesquisa mostrou que as estudantes de Pedagogia têm uma intensa relação com as mídias; contudo, essas relações são oriundas de posturas de telespectadoras, consumidoras, mães e alunas. Em geral, estas vivências são desconectadas do contexto da prática profissional estudada – a docência. As estudantes não estavam habituadas a discutir, refletir e contextualizar a inserção das mídias em situações de ensino. Foi possível perceber, em meio a suas falas, a presença de saberes pedagógicos, oriundos de suas experiências como estudantes, tanto na escola básica como na universidade. É possível inferir que, apesar de terem saberes experienciais sobre mídias, isso não lhes garante um conhecimento profissional. Assim, os dados revelam a necessidade de o curso de Pedagogia propiciar estudos teórico-práticos que permitam às alunas refletir sobre as mídias em seus cotidianos (saberes experienciais), recontextualizando-os em práticas para sua futura atuação docente.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Porto, Tania Maria Esperon


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