dc.creator | Lemke, Aline Krause | |
dc.date.accessioned | 2021-07-05T14:03:32Z | |
dc.date.available | 2021-07-01 | |
dc.date.available | 2021-07-05T14:03:32Z | |
dc.date.issued | 2008-03-07 | |
dc.identifier.citation | LEMKE, Aline Krause. Vivências e saberes de estudantes de pedagogia: um estudo de suas relações com as mídias. 2008. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7836 | |
dc.description.abstract | The present study, linked to the field of research Teacher Education: teaching,
learning and knowledge, has aimed to investigate the relationship between
Pedagogy students and media in different contexts, periods and places and the preprofessional
pedagogic knowledges through their memories and perceptions towards
medias in learning situations. It is based on Tardiff’s (2002) and Lima’s (2003)
theories concerning to the constitution of teachers’ knowledge and on Babin and
Kouloumdjian’s (1989), Kenski’s (2007), Moran’s (1993; 2006) and Porto’s (1996;
2005), which study medias in school context. The investigation has been developed
with students of the 6th semester of Pedagogy course, of UFPel’s School of
Education. The method adopted to collect data has been case study, associated with
focal group technique (GASKELL, 2002) and the application of a questionnaire. The
research has shown that students of Pedagogy have an intense relationship with
medias; however, as viewers, consumers, mothers and students. In general, these
experiences are disconnected from the context of the Professional practice studied –
teaching. Students were not used to discussing, reflecting and contextualizing the
insertion of medias in learning situations. It was possible to notice, by their speeches,
the presence of pedagogic knowledges, which came from their experiences as
students in basic education school and university. It is possible to infer that, even
though they have experimental knowledges on medias, that does not guarantee them
professional knowledge. Therefore, data have revealed Pedagogy course needs to
provide theoretical-practical studies which allow students to reflect about medias in
their quotidian (experimental knowledges), recontextualizing them in practices for
their future teaching performance. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Saberes pré-profissionais | pt_BR |
dc.subject | Relações com mídias | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy students | pt_BR |
dc.subject | Pre-professional knowledges | pt_BR |
dc.subject | Relationships with medias | pt_BR |
dc.title | Vivências e saberes de estudantes de Pedagogia: um estudo de suas relações com as mídias. | pt_BR |
dc.title.alternative | Experiences and knowledge of pedagogy students: a study of their relations with the media. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8387378900765612 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5732783206082038 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo, integrado à linha de pesquisa Formação de professores: ensino,
aprendizagem e conhecimento, buscou investigar as relações de estudantes de
Pedagogia com as mídias vividas em diferentes contextos, tempos e espaços e os
saberes pedagógicos pré-profissionais, levantados a partir de suas lembranças e
percepções sobre mídias em situações de ensino. Fundamenta-se nas teorias de
Tardif (2002) e Lima (2003), no que tange à constituição dos saberes docentes, e
nas idéias de Babin e Kouloumdjian (1989), Kenski (2007), Moran (1993; 2006) e
Porto (1996; 2005), que estudam as mídias relacionadas ao contexto escolar. A
investigação foi desenvolvida com estudantes da turma do 6º semestre do curso de
Pedagogia, da Faculdade de Educação da UFPel. O método adotado para coleta de
dados foi o de estudo de caso, associado à técnica de grupo focal (GASKELL, 2002)
e aplicação de questionário. A pesquisa mostrou que as estudantes de Pedagogia
têm uma intensa relação com as mídias; contudo, essas relações são oriundas de
posturas de telespectadoras, consumidoras, mães e alunas. Em geral, estas
vivências são desconectadas do contexto da prática profissional estudada – a
docência. As estudantes não estavam habituadas a discutir, refletir e contextualizar a
inserção das mídias em situações de ensino. Foi possível perceber, em meio a suas
falas, a presença de saberes pedagógicos, oriundos de suas experiências como
estudantes, tanto na escola básica como na universidade. É possível inferir que,
apesar de terem saberes experienciais sobre mídias, isso não lhes garante um
conhecimento profissional. Assim, os dados revelam a necessidade de o curso de
Pedagogia propiciar estudos teórico-práticos que permitam às alunas refletir sobre
as mídias em seus cotidianos (saberes experienciais), recontextualizando-os em
práticas para sua futura atuação docente. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Porto, Tania Maria Esperon | |