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dc.creatorVighi, Cátia Simone Becker
dc.date.accessioned2021-07-05T14:06:45Z
dc.date.available2021-07-01
dc.date.available2021-07-05T14:06:45Z
dc.date.issued2008-05-21
dc.identifier.citationVIGHI, Cátia Simone Becker. Professores leigos em escolas rurais: trajetórias de vida profissional de um passado (re) visitado. Pelotas, 2008. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7839
dc.description.abstractThis dissertation presents a study carried out between 2006/2008, focusing the process of personal and professional formation of lay teachers in the rural region of Pelotas-RS. Such theme has taken up room in educational discussions and researches lately. The purpose of the study was to investigate the professional trajectory of these teachers, establishing a discussion about their personal formation process acquired in and through their pedagogical practice between the decades of 1940 and 1970. The methodology of the research was based on the professional history of life of a male lay teacher and of a female lay teacher. The sources for data collection were oral and written narratives, complementary conversations and documents. The documental sources were either made available by the teachers themselves or located in the educational system records; they consist of photographs, instructional books, pedagogical information for the orientation of rural teachers, certificates, among others. However, the main source of the research were the memories of the subjects. The theoretical discussion was established with Nóvoa, Marcelo Garcia, Freire, Therrien, Arroyo, Tardif, among other authors. Locating the investigation in time-space, this work recovers the meaning atribbuted to the term lay teacher and the educational process lived by rural schools. In revisiting the paths run by the teachers it was possible to find evidence of a formation process built in and through their pedagogical doing. The teachers revealed the existence of a professional knowledge which was built throughout their careers, despite distinct characteristics and trajectories. This process should be known, since it guided their educational practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectProfessor leigopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolas ruraispt_BR
dc.subjectTrajetória de vida profissionalpt_BR
dc.subjectLay teacherspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectRural schoolspt_BR
dc.subjectProfessional life trajectorypt_BR
dc.titleProfessores leigos em escolas rurais: trajetórias de vida profissional de um passado (re)visitado.pt_BR
dc.title.alternativeLay teachers in rural schools: career trajectories of a past (re)visited.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6751719355028919pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0843086784953517pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta estudo realizado no período 2006/2008 tendo como foco principal o processo de formação pessoal e profissional de professoresleigos da zona rural no município de Pelotas (RS). A temática em estudo tem ocupado espaço nas discussões e pesquisas nesses últimos anos. O objetivo deste foi investigar a trajetória profissional destes professores, buscando estabelecer uma discussão sobre o processo de formação pessoal adquirido na e pela prática pedagógica entre as décadas de 1940 e 1970. Metodologicamente, a pesquisa realizada baseia-se na história de vida profissional de um professor leigo e de uma professora leiga. Como fontes de coleta de dados foram utilizadas narrativas orais e escritas, conversas complementares e consulta documental. As fontes documentais foram disponibilizadas pelos próprios professores ou, ainda, localizadas em arquivos, e constituem-se em fotografias, livros didáticos, subsídios pedagógicos orientadores para professores rurais, certificados, entre outros. No entanto, a memória destes professores leigos apresentou-se como a principal fonte de pesquisa. Para o diálogo teórico recorri, dentre outros, a autores como Nóvoa (1995), Marcelo Garcia (1999), Freire (1996), Therrien (1993), Arroyo (1982) , Tardif (2002). Situando a pesquisa no espaço-tempo, o trabalho resgata o significado atribuído ao termo professor leigo e o processo vivido pelas escolas instaladas na zona rural. Foi possível perceber que ao Revisitar a trajetória percorrida encontrouse indícios de um processo de formação construída no e pelo fazer. Os professores entrevistados revelaram a existência de um conhecimento profissional que foi sendo construído ao longo da carreira, apesar das características e trajetórias distintas, o qual precisava ser conhecido, já que o mesmo norteou a prática educativa.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib


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