dc.creator | Lapuente, Janaína Soares Martins | |
dc.date.accessioned | 2021-07-05T14:08:31Z | |
dc.date.available | 2021-07-01 | |
dc.date.available | 2021-07-05T14:08:31Z | |
dc.date.issued | 2008-09-01 | |
dc.identifier.citation | LAPUENTE, Janaína Soares Martins. "Método da abelhinha" em Pelotas: contribuições à história da alfabetização (1965 a 2007). Pelotas, 2008. 205f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7844 | |
dc.description.abstract | This research ascertains the process of the dissemination and permanence of the
“Little Bee Method” (“Método da Abelhinha”) in Pelotas and, mainly, the utilization for
the alphabetize teachers from Pelotas, between the years of 1965 and 2007. This
study considered the year of 1965, because it was the year of the creation of this
method and, goes through 2007 because of the location of the schoolteachers that
had used the method, paying attention to the orientations theoretical and
methodological of the authors, in the teacher’s guide and in the guide application,
until this period. The data analysis came from the crossing between oral and written
sources. In relation to the oral sources, have been considered the eleven interviews
with the alphabetize teachers from Pelotas that used the “Little Bee Method”, and
among written sources: the teacher’s guide, three dailies class, seven class notes of
the pupils that were alphabetized by the referred method, didactic materials made for
the alphabetize teachers and correspondences (cards and letters) exchanged
between a teacher and the researcher during the ascertainment. The results of this
work intend to contribute to the researches into History of Alphabetization. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | História da alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | History of education | pt_BR |
dc.subject | History of alphabetization | pt_BR |
dc.subject | Methods in education | pt_BR |
dc.title | "Método da abelhinha" em Pelotas: contribuições à história da alfabetização (1965 a 2007). | pt_BR |
dc.title.alternative | "Beemy method" in Pelotas: contributions to the history of literacy (1965 to 2007). | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4435584250036694 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5179048135412088 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação investiga o processo de divulgação e permanência do “Método da
Abelhinha” em Pelotas e, principalmente, a sua utilização pelas professorasalfabetizadoras
pelotenses, entre os anos de 1965 e 2007. A periodização deste
estudo considerou o ano de 1965, em função da criação do método e estendeu-se
até 2007 em razão da localização de professoras que alfabetizaram com o método,
seguindo as orientações teórico-metodológicas das autoras contidas no Guia do
Mestre e no Guia de Aplicação, até esse período. A análise dos dados foi realizada
através do entrecruzamento das fontes orais e escritas. Em relação às fontes orais,
foram consideradas as onze entrevistas realizadas com as professorasalfabetizadoras
pelotenses que utilizaram o “Método da Abelhinha” e dentre as
fontes escritas, as seguintes: os Guias do método, três diários de classe, sete
cadernos de aula de alunas alfabetizadas pelo referido método, materiais didáticos
produzidos pelas professoras-alfabetizadoras e correspondências (bilhetes e cartas)
trocadas entre uma professora e a pesquisadora durante a investigação. Os
resultados deste trabalho pretendem contribuir com as pesquisas em História da
Alfabetização. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peres, Eliane Teresinha | |