"Método da abelhinha" em Pelotas: contribuições à história da alfabetização (1965 a 2007).
Abstract
Esta dissertação investiga o processo de divulgação e permanência do “Método da
Abelhinha” em Pelotas e, principalmente, a sua utilização pelas professorasalfabetizadoras
pelotenses, entre os anos de 1965 e 2007. A periodização deste
estudo considerou o ano de 1965, em função da criação do método e estendeu-se
até 2007 em razão da localização de professoras que alfabetizaram com o método,
seguindo as orientações teórico-metodológicas das autoras contidas no Guia do
Mestre e no Guia de Aplicação, até esse período. A análise dos dados foi realizada
através do entrecruzamento das fontes orais e escritas. Em relação às fontes orais,
foram consideradas as onze entrevistas realizadas com as professorasalfabetizadoras
pelotenses que utilizaram o “Método da Abelhinha” e dentre as
fontes escritas, as seguintes: os Guias do método, três diários de classe, sete
cadernos de aula de alunas alfabetizadas pelo referido método, materiais didáticos
produzidos pelas professoras-alfabetizadoras e correspondências (bilhetes e cartas)
trocadas entre uma professora e a pesquisadora durante a investigação. Os
resultados deste trabalho pretendem contribuir com as pesquisas em História da
Alfabetização.
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