Imagens que balizaram o professor que gosta do que faz: trajetórias no ensino profissional.

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Data
2008-10-28Autor
Vasconcellos, Luiz Kawall de
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Esta investigação traz como problemática a necessidade de visibilizar
as imagens presentes na trajetória do professor do Ensino Profissional que
gosta do que faz, e que em função disso pode ter sido homenageado pelos
seus alunos. Para tal pesquisei cinco colegas: duas mulheres e três homens, a
fim de saber quais imagens subsumidas em sua trajetória, tem relação com sua
prática. Eles são professores, como eu, do Ensino Profissional e Tecnológico
do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas, localizado no Rio
Grande do Sul (CEFET-RS). À luz dos estudos teóricos do imaginário, do
Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória
(GEPIEM), nasce esta dissertação. O foco da pesquisa está voltado para os
estudos da Formação Docente, fundamentalmente, estudando a trajetória do
professor que atua no ensino profissional. Para tal, construí uma metodologia
fundamentada nos estudos do imaginário, a partir de duas modalidades, assim
designadas por Gilbert Durand: conhecimento direto e conhecimento indireto.
Na primeira utilizei entrevistas semi-estruturadas, já na segunda, utilizei cartas
por mim desenhadas e (re)criadas para fazer emergir uma narrativa fomentada
pela imagem, deixando fluir as representações dos professores pesquisados
sobre suas práticas. A análise consistiu em procurar e tornar visível as
imagens que instauraram o saber fazer e o saber ser. No imaginário dos cinco
professores, aparecem figuras, símbolos e idéias que estão conectadas de
forma indelével no seu trabalho, na atuação de cada um. As imagens
balizadoras que emergiram foram as seguintes: horizontes abertos, evolução
e criação, prazer e culpa, acreditar no impossível e busca de
transformação. O percurso das problematizações contidas nesta dissertação,
além dos já referidos, esteve ancorado em autores da área da Educação e da
Formação Docente. Por último, cabe ressaltar que a minha história como
pessoa e professor foi o mote detonador desta investigação, uma vez que
minha trajetória é permeada de imagens sonhadas e desenhadas, as quais
matriciaram minhas buscas, bem como despertaram minha curiosidade para
empreender esta pesquisa.
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