Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorVasconcellos, Luiz Kawall de
dc.date.accessioned2021-07-05T14:09:01Z
dc.date.available2021-07-01
dc.date.available2021-07-05T14:09:01Z
dc.date.issued2008-10-28
dc.identifier.citationVASCONCELLOS, Luiz Kawall de. Imagens que balizaram o professor que gosta do que faz: trajetória no ensino profissional. Pelotas, 2008. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7845
dc.description.abstractThis investigation problematizes the necessity of recalling images which have been present during the life course of the educator who enjoys what he does and might have been paid tribute by his students for that. To do so, a research on five co-workers – two women and three men – has been accomplished by me, aiming to know what images under their life courses had been related to their practices. They are Professional Technology Education teachers of the Federal Department of Technology Education of Pelotas, located in the Brazilian state of Rio Grande do Sul (CEFET-RS). Lighted by theoretical studies of the Imaginary by the Imaginary, Education and Memory Study Group (GEPIEM), this dissertation is born. The research focuses on the studies of Teaching Formation, mainly on the life course of the educator who works on Professional Education. For that reason, I have built a methodology based on the studies of the Imaginary from two perspectives, named by Gilbert Durand as “direct knowledge” and “indirect knowledge”. In the first one, I have used semistructuralized interviews, and in the second one, I have used cards designed by me, (re)created to emerge a narrative guided by the image, allowing the representations of the educators researched in their practices to flow. The analysis consisted in searching for and visualizing the images which have founded the being and doing knowledge. In the imaginary of the five educators, pictures, symbols and ideas clearly connected to their occupation and practices appear. The founding images emerged were the following: open horizons, evolution and creation, pleasure and guilt, believing the impossible and looking for change. The course of the problematizations included in this dissertation, besides the ones mentioned above, has been supported by authors who research on Education and Teatcher Education. At last, it is relevant to point out that my story as a person and as a professor has been the timing bomb of this investigation, since my life course has been full of images dreamed of and drawn, which have founded my searchings as well as waken my curiosity to accomplish this research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsino técnico e profissionalpt_BR
dc.subjectTeatcher educationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectImaginarypt_BR
dc.subjectTeatcherpt_BR
dc.subjectTechnician and professional educationpt_BR
dc.titleImagens que balizaram o professor que gosta do que faz: trajetórias no ensino profissional.pt_BR
dc.title.alternativeImages that marked the teacher who likes what he does: trajectories in professional educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9871475685830762pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5496470672226677pt_BR
dc.description.resumoEsta investigação traz como problemática a necessidade de visibilizar as imagens presentes na trajetória do professor do Ensino Profissional que gosta do que faz, e que em função disso pode ter sido homenageado pelos seus alunos. Para tal pesquisei cinco colegas: duas mulheres e três homens, a fim de saber quais imagens subsumidas em sua trajetória, tem relação com sua prática. Eles são professores, como eu, do Ensino Profissional e Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas, localizado no Rio Grande do Sul (CEFET-RS). À luz dos estudos teóricos do imaginário, do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), nasce esta dissertação. O foco da pesquisa está voltado para os estudos da Formação Docente, fundamentalmente, estudando a trajetória do professor que atua no ensino profissional. Para tal, construí uma metodologia fundamentada nos estudos do imaginário, a partir de duas modalidades, assim designadas por Gilbert Durand: conhecimento direto e conhecimento indireto. Na primeira utilizei entrevistas semi-estruturadas, já na segunda, utilizei cartas por mim desenhadas e (re)criadas para fazer emergir uma narrativa fomentada pela imagem, deixando fluir as representações dos professores pesquisados sobre suas práticas. A análise consistiu em procurar e tornar visível as imagens que instauraram o saber fazer e o saber ser. No imaginário dos cinco professores, aparecem figuras, símbolos e idéias que estão conectadas de forma indelével no seu trabalho, na atuação de cada um. As imagens balizadoras que emergiram foram as seguintes: horizontes abertos, evolução e criação, prazer e culpa, acreditar no impossível e busca de transformação. O percurso das problematizações contidas nesta dissertação, além dos já referidos, esteve ancorado em autores da área da Educação e da Formação Docente. Por último, cabe ressaltar que a minha história como pessoa e professor foi o mote detonador desta investigação, uma vez que minha trajetória é permeada de imagens sonhadas e desenhadas, as quais matriciaram minhas buscas, bem como despertaram minha curiosidade para empreender esta pesquisa.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Peres, Lúcia Maria Vaz


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem