Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSouza, Maria da Graça
dc.date.accessioned2021-07-05T14:10:03Z
dc.date.available2021-07-01
dc.date.available2021-07-05T14:10:03Z
dc.date.issued2008-05-12
dc.identifier.citationSOUZA, Maria da Graça. Desafios no processo de constituição da Escola Oziel Alves Pereira - Canguçu-RS: amarrando as pontas entre conhecimento e produção. Pelotas, 2008. 133 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7848
dc.description.abstractThis report comprises the initial steps for the creation of a country school in the town of “Canguçu”, RGS State, southern Brazil, following the rules presented by the “Renascer” settlement group. It emphasizes the school. Community Integration as essential for the democratization of this educational process and its future development settlement. It also comprises the present situation of the school, accepting as reference point the revolutionary pedagogic project that was subjected to discussion following the “freireanas” point of view that showed the way for the creation of the “Oziel Alves Pereira” school. The challenge is to materialize a permanent discussion and development forum covering the questions of knowledgement a school of and in the countryside that we want to have roots in the daily life of the settlement, able to perform a mission connecting the curricular build up to the political organizing process, rural production and commercialized goods of the established people and, specifically, the “Terra Nova” new land cooperative action and development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectCampesinatopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCountry schoolpt_BR
dc.subjectPeasantrypt_BR
dc.titleDesafios no processo de constituição da Escola Oziel Alves Pereira Canguçu – RS: amarrando as pontas entre conhecimento e produção.pt_BR
dc.title.alternativeChallenges in the process of constitution of the School Oziel Alves Pereira Canguçu- RS: tying the ends between knowledge and productionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1228028749785553pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8345056690158725pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa o processo inicial de constituição de uma escola rural no município de Canguçu a partir da demanda do assentamento Renascer. Destaca a integração escola comunidade como essencial para a democratização do processo escolar e desenvolvimento do assentamento. Analisa, ainda, o processo atual da escola, tomando como referência o projeto pedagógico revolucionário que foi debatido a partir das premissas freireanas e dialogicamente orientou as tomadas de decisão no momento de implantação da escola Oziel Alves Pereira. O desafio é constituir um fórum permanente de debates e planejamento sobre as questões da construção do conhecimento, em uma escola do e no campo que se quer enraizada no vir-a-ser do assentamento, capaz de constituir um trabalho que vincule a construção curricular aos processos de organização política, produção e comercialização dos assentados e, especificamente, à atuação da Cooperativa Terra Nova.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Kieling, José Fernando


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem