A educação da mulher no pensamento rousseauniano: uma hermenêutica para além da formação do homem.
Resumen
A dissertação objetiva o aprofundamento da compreensão que construímos, ao longo
da história, de parte do clássico sistema filosófico criado por Rousseau. Com base
na perspectiva teórico-metodológica hermenêutica de Hans-Georg Gadamer, foi
investigada a educação reservada às mulheres de acordo com o pensamento rousseauniano.
Com o fito de desvelar as ideias de Jean-Jacques Rousseau para a educação
das mulheres do século XVIII, investigou-se a influência das figuras femininas
que passaram pela vida do autor na construção de suas personagens femininas,
Sofia e Júlia; e assim, percebeu-se a correlação das mulheres da vida real de Rousseau,
suas personagens e o seu ideal feminino expresso através da ficção. A linha
tênue entre ficção e obras políticas expressa a existência da diferença entre os sexos,
demarcada por ele na sociedade civil também no seu hipotético estado de natureza.
Diferenças essas que influenciam toda a construção da teoria políticaeducacional
rousseauniana, visto que tornam-se responsáveis pela atuação das mulheres
em um papel subalterno que as exclui do exercício da cidadania republicana.
A dissertação destaca que tais aspectos do pensamento rousseauniano permitem
perceber sua não homogeneidade no que diz respeito às influências grega e judaicocristã
que estão fortemente presentes em parcelas de seu sistema filosófico. Rousseau,
ao falar da figura feminina e educação ideal que a ela cabe, demonstra uma
fidelidade ao ponto de partida de sua teoria política e educacional; a formação em
obediência ao que a natureza prescreve, na medida em que compreende diferenças
entre as naturezas feminina e masculina. A dissertação descreve o tempo histórico
de Rousseau, a situação das mulheres e narra sua vida através da história das mulheres
que por ela passaram. As personagens criadas por Rousseau, seus contextos,
a forma como refletem e agem no ideal do filósofo e a educação adequada a
elas fazem parte do terceiro e quarto capítulos seguidos da reflexão que suscitam ao
pensarmos a educação das mulheres na obra rousseauniana. As obras utilizadas no
estudo e a forma como as mulheres nela figuram são o principal material bibliográfico
utilizado na pesquisa. Conclui que o esquema social apresentado por Rousseau
demonstra que as mulheres são excluídas da seara pública da cidadania, diferentemente
da posição ocupada pelo homem. No entendimento de Rousseau, a mulher
deveria receber a formação que a conduziria a ser o elo da família, de tal forma que
sua participação na vida pública dar-se-ia pela via indireta, ou seja, responsável pela
educação e acompanhamento do homem em sua trajetória na república democrática.
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