dc.creator | Miranda, Mogar Damasceno | |
dc.date.accessioned | 2021-07-08T14:10:09Z | |
dc.date.available | 2021-07-07 | |
dc.date.available | 2021-07-08T14:10:09Z | |
dc.date.issued | 2016-07-18 | |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Mogar Damasceno. A formação de conceitos no ensino das ciências naturais na educação infantil de uma escola do campo. 2016. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7870 | |
dc.description.abstract | This research pedagogical intervention type is dedicated to the teaching of natural
sciences at preschool school field located in an inland municipality of Rio Grande do Sul
and aims to plan, implement and evaluate an educational experience inspired by the ABC
project in education Scientific - the Hands on and founded the Cultural-Historical Activity
Theory (THCA). The intervention aimed to teach the classification of living things through a
cutout in the animal classification system, then proposing the classification of vertebrates.
The intervention was developed for 14 rounds spread over 7 days, with a didactic structure
that involved six actions that consist of multiple operations each, in order to present the
differences between the animals that represent the five groups of vertebrates, and soon
the criteria each groups, mammals, birds, reptiles, fish and anfíbios. Actions and
operations were adapted to the age group of children emphasizing the playful character,
given emphasis on storytelling, jokes with collection of "little animals", field trips and small
experiments. Como method of evaluation of the intervention were two holdings sessions
on the contents worked a previous application of the intervention, with the intention of
assessing the prior knowledge of children about classification of animals and a final, after
the application of the intervention that aimed to evaluate the classification of later animals
intervenção.Os results showed that the daily life of the field may be an open-air laboratory
to carry out the teaching of Natural Sciences enabling children evolve in animal
classification processes internalizing criteria for grouping of animals in the five groups that
make up the vertebrates, mammals, birds, reptiles, fish and amphibians. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Escola do campo | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Teoria histórico-cultural da atividade | pt_BR |
dc.subject | School field | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Theory activity cultural-history | pt_BR |
dc.title | A formação de conceitos no ensino de ciências naturais na educação infantil de uma escola do campo. | pt_BR |
dc.title.alternative | The formation of concepts in the teaching of natural sciences in early childhood education from a school field. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9311306499578348 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9565345581329474 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa do tipo intervenção pedagógica foi voltada ao ensino de ciências naturais
na pré-escola de uma escola do campo situada em um município do interior do Rio
Grande do Sul e teve por objetivo planejar, implementar e avaliar uma experiência
pedagógica inspirada no projeto ABC na Educação Científica – A Mão na Massa e
fundamentada pela Teoria Histórico-Cultural da Atividade (THCA). A intervenção teve o
intuito de ensinar a classificação dos seres vivos, mais especificamente, de um recorte
desse sistema de classificação relativo aos animais vertebrados. A Intervenção foi
desenvolvida, durante 14 turnos distribuídos em sete dias, com uma estrutura didática que
envolveu seis ações compostas por várias operações cada uma, com o propósito de
apresentar a diferenças entre os animais que representam os cinco grupos de
vertebrados, e logo os critérios de inclusão dos animais em cada um desses grupos:
mamíferos, aves, répteis, peixes e anfíbios. As ações e operações foram adaptadas à
faixa etária das crianças enfatizando o caráter lúdico, dado destaque para a contação de
histórias, brincadeiras com coleção de “bichinhos”, saídas de campo e pequenos
experimentos. Com o propósito de avaliar a intervenção foram coletados dados em duas
sessões de exploração que visaram captar os conhecimentos das crianças sobre a
classificação dos animais: uma anterior à implementação da intervenção, com a intenção
de avaliar os seus conhecimentos prévios, e outra ao final, para verificar as
aprendizagens realizadas. As aprendizagens também foram investigadas a partir de
dados de observações, realizadas durante todo o processo interventivo, e registradas por
meio de filmagens, fotografias e um diário de campo. Os dados foram submetidos a um
processo de análise microgenética, que enfocou os episódios interventivos mais
significativos. Os resultados da avaliação mostraram que houve avanços no
desenvolvimento dos conceitos das crianças, relativos aos conteúdos trabalhado na
intervenção, revelando o grande potencial do cotidiano do campo, que pode ser
considerado como um laboratório a céu aberto, para o ensino de ciências naturais. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Damiani, Magda Floriana | |