A formação de conceitos no ensino de ciências naturais na educação infantil de uma escola do campo.
Resumo
Esta pesquisa do tipo intervenção pedagógica foi voltada ao ensino de ciências naturais
na pré-escola de uma escola do campo situada em um município do interior do Rio
Grande do Sul e teve por objetivo planejar, implementar e avaliar uma experiência
pedagógica inspirada no projeto ABC na Educação Científica – A Mão na Massa e
fundamentada pela Teoria Histórico-Cultural da Atividade (THCA). A intervenção teve o
intuito de ensinar a classificação dos seres vivos, mais especificamente, de um recorte
desse sistema de classificação relativo aos animais vertebrados. A Intervenção foi
desenvolvida, durante 14 turnos distribuídos em sete dias, com uma estrutura didática que
envolveu seis ações compostas por várias operações cada uma, com o propósito de
apresentar a diferenças entre os animais que representam os cinco grupos de
vertebrados, e logo os critérios de inclusão dos animais em cada um desses grupos:
mamíferos, aves, répteis, peixes e anfíbios. As ações e operações foram adaptadas à
faixa etária das crianças enfatizando o caráter lúdico, dado destaque para a contação de
histórias, brincadeiras com coleção de “bichinhos”, saídas de campo e pequenos
experimentos. Com o propósito de avaliar a intervenção foram coletados dados em duas
sessões de exploração que visaram captar os conhecimentos das crianças sobre a
classificação dos animais: uma anterior à implementação da intervenção, com a intenção
de avaliar os seus conhecimentos prévios, e outra ao final, para verificar as
aprendizagens realizadas. As aprendizagens também foram investigadas a partir de
dados de observações, realizadas durante todo o processo interventivo, e registradas por
meio de filmagens, fotografias e um diário de campo. Os dados foram submetidos a um
processo de análise microgenética, que enfocou os episódios interventivos mais
significativos. Os resultados da avaliação mostraram que houve avanços no
desenvolvimento dos conceitos das crianças, relativos aos conteúdos trabalhado na
intervenção, revelando o grande potencial do cotidiano do campo, que pode ser
considerado como um laboratório a céu aberto, para o ensino de ciências naturais.
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