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A Imagem Arquetípica do Mestre-Aprendiz em Cartas (Escritas) aos Professores que produziram Marcas: uma leitura junguiana à Educação.
dc.creator | Barros, Rose Mary Kerr de | |
dc.date.accessioned | 2021-07-08T14:11:33Z | |
dc.date.available | 2021-07-07 | |
dc.date.available | 2021-07-08T14:11:33Z | |
dc.date.issued | 2016-12-16 | |
dc.identifier.citation | BARROS, Rose Mary Kerr de. A Imagem Arquetípica do Mestre-Aprendiz em Cartas (Escritas) aos Professores que produziram Marcas: uma leitura junguiana à Educação. 2016. 114f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7872 | |
dc.description.abstract | This work problematizes the archetypal image of the Master-Apprentice in dialogue with the Analytical Psychology of the psychiatrist Carl Gustav Jung and the Imaginary theories of the anthropologist Gilbert Durand and the philosopher and epistemologist Gaston Bachelard. The study has as research objective letters written to teacher who left marks in students from three institutions (UFPel, IFSul and UERGS) whose investigation was developed by the Studies and Research Group on Imaginary, Education and Memory (GEPIEM). It has as research problem knowing how the archetype image of of the master-apprentice emerges in letters to the teachers from the past. And as a general objective, it seeks to uncover and to problematize the said archetype. There were chosen from four letters in order to problematize the archetype polarities constellated in the images found in the letters and their contributions to education. For the analysis it was used the symbolic amplification, based on the method created by Jung to favor the symbolic elaboration in his archetype arguments. The four letters are called: Diamond-Letter, Mother-Letter (positive polarity) and Sneeze-Letter and Pee-Letter (negative polarity). The data of the research evidenced a perspective of the apprentice, since the senders of the letters were subject to whom the protagonism was given. It was noticed a "symbolic pragnanz" indicating the presence of the Greek god Hermes in all the letters which makes it possible to think of hermetic attributes in the processes of teacher formation, linked to the Psychopomp god, a conductor of souls. Through this god, the teacher can obtain a more sympathetic look concerning to the psychic life of his/her student and to his/her own psychic life. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Psicologia analítica | pt_BR |
dc.subject | Imaginário e formação | pt_BR |
dc.subject | Mestre-Aprendiz | pt_BR |
dc.subject | Cartas | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Analytical psychology | pt_BR |
dc.subject | Imaginary and formation | pt_BR |
dc.subject | Master-Apprentice | pt_BR |
dc.subject | Letters | pt_BR |
dc.title | A Imagem Arquetípica do Mestre-Aprendiz em Cartas (Escritas) aos Professores que produziram Marcas: uma leitura junguiana à Educação. | pt_BR |
dc.title.alternative | The Archetypal Image of the Master-Apprentice in Letters (Writings) to the Teachers who produced Marks: a jungian reading in education. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0127119337691624 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5496470672226677 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho problematiza a imagem arquetípica do Mestre-Aprendiz em diálogo com a Psicologia Analítica do psiquiatra Carl Gustav Jung e as teorias do Imaginário do antropólogo Gilbert Durand e do filósofo e epistemólogo Gaston Bachelard. O estudo tem como objeto de pesquisa cartas escritas para professores que deixaram marcas em alunos de três instituições (UFPEL, IFSUL e UERGS), cuja investigação foi desenvolvida pelo Grupo de Estudos e pesquisas, sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM). Tem como problema de pesquisa saber como emerge a imagem do arquétipo do mestre-aprendiz em cartas à professores do passado? E como objetivo geral busca desvelar e problematizar o referido arquétipo. Foram escolhidas quatro cartas com o intuito de problematizar as polaridades do arquétipo consteladas nas imagens encontradas nas cartas e suas contribuições à educação. Para a análise foi utilizada a amplificação simbólica, fundamentada no método criado por Jung para favorecer a elaboração simbólica em seus aspectos arquetípicos. As quatro cartas são chamadas: Carta-Diamante e Carta-Mãe (polaridade positiva); e Carta-Espirro e Carta-Xixi (polaridade negativa). Os dados da pesquisa evidenciaram a perspectiva do aprendiz, visto que os remetentes das cartas foram os sujeitos a quem foi dado o protagonismo. Percebeu-se uma “pregnância simbólica” indicando a presença do deus grego Hermes em todas as cartas, o que possibilita pensar os atributos herméticos nos processos de formação de professores, ligados ao deus psicopompo, um condutor de almas. Através desse deus, o professor pode conseguir um olhar mais compreensivo em relação a vida psíquica de seu aluno e à sua própria. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peres, Lúcia Maria Vaz |
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PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.