Formação continuada de docentes da educação profissional: entendendo processos.
Abstract
Este trabalho de pesquisa buscou investigar os movimentos realizados pelos
professores do Curso de Especialização em Ensino de Ciências, do Campus
Camaquã, com o objetivo de compreender se esta movimentação se constituía em
processo formativo. A metodologia utilizada caracterizou-se por uma abordagem
qualitativa pautada nas reflexões propostas por Bogdan e Biklen. O contexto de
realização desta pesquisa foi o Curso de Especialização no Ensino de Ciências -
Educar pela Pesquisa, do IFSul - Campus Camaquã. A coleta de dados foi feita
através de entrevistas semiestruturadas realizadas com sete professores de
diferentes áreas de formação e análise de documentos. Os dados levantados foram
analisados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), à luz das
contribuições de Imbernón (2002, 2010), Garcia (1999), Freire (1996, 2005), Tardif
(2002), Cunha (2006, 2008), Shulman (1986, 2005), Pimenta e Anastasiou (2002),
Nóvoa (1995, 1997), entre outros. As categorias de análise e discussões foram: as
expressões dos professores sobre ser professor, formação, necessidades e saberes
para a docência e o que revelam os professores sobre as buscas e movimentos. Os
resultados apontaram que os professores reconhecem a complexidade da docência
e a necessidade de saberes específicos para esta ação. Os colaboradores
declararam que as necessidades encontradas no cotidiano escolar os impulsionaram
em movimentos de buscas por saberes que os auxiliassem na prática pedagógica e
por conhecimentos técnicos e pedagógicos. Os docentes reconheceram estes
movimentos como possibilidade de aprendizagens, construção e partilha de novos
conhecimentos. Foi possível concluir, à luz do referencial teórico, entrelaçado com
as contribuições dos entrevistados, que os movimentos vividos pelos professores do
Curso de Especialização, do Campus Camaquã, constituíram-se em processos
formativos, pois, estes contribuíram com a formação pessoal e profissional desses
professores.
Collections
The following license files are associated with this item: