"Componente curricular arte: percursos formativos e docência em Dança na escola."
Abstract
A presente dissertação de mestrado foi desenvolvida junto ao
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes
da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, vinculada à linha de
pesquisa Educação em Artes e Processos de Formação Estética. O
estudo pretendeu refletir sobre como se dá a inserção da Dança na
escola e tentou responder a seguinte questão: Qual é a situação
da Dança no currículo escolar? Objetivou-se com este estudo dar
visibilidade ao trabalho docente em Dança, além de trazer algumas
situações enfrentadas no cotidiano escolar sob o ponto de vista de
uma professora de Dança que atua na Educação Básica na cidade
de Pelotas-RS. Buscou-se, também, contextualizar o campo da Arte
na escola para compreender os processos históricos, filosóficos,
políticos, sociais e culturais que estão entrelaçados na inserção e
consolidação do ensino de Arte na educação escolar brasileira,
tecendo relações a partir de seu percurso formativo, de sua
compreensão sobre Corpo-Escola/ Dança-Escola e da experiência
prática como professora de Dança na escola. Neste trabalho
propôs-se, através de uma abordagem metodológica narrativa
(auto)biográfica, descortinar a prática docente de Dança na escola
e analisar seus contextos de inserção e, assim projetar as
perspectivas futuras do ensino de Arte/Dança na Educação Básica.
A abordagem metodológica e o percurso reflexivo ancoraram-se
em autores como Marques (1997, 2010, 2011, 2014), Strazzacappa
(2006), Laban (1978, 1990), Freire (1983, 1996), Duarte Jr. (2001),
Barbosa (1986, 2002), Ferraz e Fusari (2010), Meira (2001), Alvarenga
(2013, 2015, 2018), Josso (2020), Abrahão (2011), entre outros. As
reflexões abordadas neste trabalho indicam possibilidades para
que o ensino de Dança na escola encontre novos e melhores
rumos e, que se consiga, de modo coletivo, incorporá-lo com
isonomia entre as linguagens artísticas na disciplina de Arte nas
escolas de educação básica no Brasil, de acordo com a Lei 13.278,
de 2016.
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