dc.creator | Castro, Elisabete Strelow de | |
dc.date.accessioned | 2021-11-30T17:38:46Z | |
dc.date.available | 2021-11-30T17:38:46Z | |
dc.date.issued | 2021-08-30 | |
dc.identifier.citation | CASTRO, Elisabete Strelow de. Reflexões sobre possíveis entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação dos Surdos presentes nas produções científicas entre 2010 e 2020 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. 2021. 129 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8067 | |
dc.description.abstract | This dissertation has been developed through a qualitative, descriptive and exploratory approach, It has been defined as a literature review study and its main objective is to describe and analyze two specific emerging themes. These themes were identified in the research productions which take part in the BDTD – Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations- in the period between 2010 and 2020. The themes were identified based on interrelations between Mathematics Education and Deaf Education. Our study guiding question is “What themes have emerged from the possible interrelations between Mathematics Education and Education for the Deaf in BDTD productions in that period?”. A survey of productions present in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), in the period between 2010 and 2020, was carried out in order to build the data analyzed in this study, the words “mathematics” and “deaf” were used in the search for titles for that purpose. The studies selected discuss Mathematics Education and Deaf Education. We selected five thematic categories based on these studies: a) digital technological strategies in the teaching of deaf people; b) construction of mathematical concepts and knowledge by deaf students through the use of manual teaching materials and games; c) teacher training; d) teaching of mathematics mediated by Libras Sign Language interpreters ( studies which focused, particularly, on the work of Sign Language Translators and Interpreters - SLTI) and; finally; e) works related to inclusive education. As conclusions to our study, we have realized that the two main areas analysed are interrelated in several ways, such as languages and the search for innovative teaching methods and strategies; making the most of technology and concrete materials; and exploring visuality. Our study also showed that the great majority of education professionals in the areas involved are aiming to construct better pedagogical praxes, in an attempt to improve education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Material manipulável | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Deaf education | pt_BR |
dc.subject | Manual teaching materials | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre possíveis entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação dos Surdos presentes nas produções científicas entre 2010 e 2020 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflections on possible interrelations between Mathematics Education and Deaf Education present in scientific productions between 2010 and 2020 in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6939646928971494 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5437896504110766 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória define-se como pesquisa bibliográfica e tem como objetivo principal descrever e analisar duas das temáticas emergentes identificadas a partir dos entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação de Surdos das produções contidas na BDTD no período entre 2010 e 2020. A questão norteadora versa sobre “Quais as temáticas emergentes a partir dos possíveis entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação de Surdos nas produções da BDTD naquele período?”. Para a construção de dados, realizou-se um levantamento de produções presentes na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) no período compreendido entre 2010 e 2020, utilizando os termos “matemática” e “surdo” somente no título. O texto discorre sobre Educação Matemática e Educação de Surdos. Dos estudos identificados emergiram cinco categorias: a) estratégias tecnológicas digitais no ensino de surdos, b) construção de conceitos e saberes matemáticos por estudantes surdos na utilização de materiais didáticos manipuláveis e jogos, c) quanto à formação de professores, d) quanto ao ensino da matemática intermediado pelo intérprete de Libras (com foco no TILS) e, por último, e) trabalhos que se relacionavam à educação inclusiva. Porém, como estamos na linha das tecnologias desse programa, optamos por análises mais detalhadas e exploratórias, de duas categorias nesse sentido, a saber: Estratégias tecnológicas digitais no ensino de surdos e Construção de conceitos e saberes matemáticos por estudantes surdos na utilização de materiais didáticos manipuláveis e jogos. Conclui-se que as áreas se entrelaçam em vários sentidos, como linguagens e busca por métodos e estratégias de ensino inovadoras aproveitando-se da tecnologia e de materiais concretos, explorando a visualidade. Também constatou-se que os profissionais da educação destas áreas, estão em sua maioria procurando encontrar práxis pedagógica, qualificando positivamente a educação nesse sentido. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Grützmann, Thaís Philipsen | |