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Centralização de compras públicas: uma proposta para o Instituto Federal Sul-rio-grandense
dc.creator | Silveira, Juliana Passos | |
dc.date.accessioned | 2021-12-01T23:04:53Z | |
dc.date.available | 2021-12-01T23:04:53Z | |
dc.date.issued | 2021-11-28 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Juliana Passos. Centralização das compras públicas: uma proposta para o Instituto Federal Sul-rio-grandense. Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Serpa Pinto. 2021. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Centro de Ciências Sócio-organizacionais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8069 | |
dc.description.abstract | This research intends to verify how the centralization of purchases and tenders can contribute to purchasing management at the Federal Institute of Sul-rio-grandense (IFSul). As recommended by the new Law on Tenders and Contracts and the new Procurement Governance Policy of the Federal Public Administration, the Administration must, whenever relevant, institute instruments that allow for the centralization of acquisitions and contracts and the standardization of procedures. It was intended to propose a procurement management model for IFSul that aims to coordinate the efforts of its units, with the objective of more efficiently exploiting the institution's purchasing power, providing the achievement of economies of scale, process and information and learning. The literature review took place on topics related to public procurement, governance and management of public procurement, centralized and decentralized procurement models and characteristics of the human capital employed in the area, in order to support the research. It is a qualitative, descriptive, exploratory research, which uses bibliographic, documentary, Survey, and data analysis through descriptive statistics and content analysis. The situational analysis sought to measure the homogeneity of demand and the maturity of purchases at IFSul, and with the help of the Rozemeijer Matrix and the Kraljic Matrix, to define the best purchasing approach to be used according to their results. An analysis of the current purchasing model of IFSul was also carried out, as well as the shared purchases carried out by the institution, as well as the organizational structure available. The analysis showed that IFSul would benefit from adopting a mixed model of acquisitions and contracts, with centralized processes; hybrids; and decentralized, depending on the form, type and frequency of contracting. In this way, a new model for managing IFSul's purchases and tenders was defined, mapping its procedural stages and offering suggestions for adapting the current organizational structure. Finally, a technical product was produced to guide the requesting areas to plan and carry out their demand, in accordance with what is recommended by the new legislation and the new IFSul purchasing and bidding management structure. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Aquisições públicas | pt_BR |
dc.subject | Licitações | pt_BR |
dc.subject | Governança pública | pt_BR |
dc.subject | Compras compartilhadas | pt_BR |
dc.subject | Centralização de compras | pt_BR |
dc.subject | Descentralização de compras | pt_BR |
dc.subject | Public acquisitions | pt_BR |
dc.subject | Bids | pt_BR |
dc.subject | Public governance | pt_BR |
dc.subject | Shared purchasing | pt_BR |
dc.subject | Purchase centralization | pt_BR |
dc.subject | Purchasing decentralization | pt_BR |
dc.title | Centralização de compras públicas: uma proposta para o Instituto Federal Sul-rio-grandense | pt_BR |
dc.title.alternative | Centralization of public purchases: a proposal for Instituto Federal Sul-rio-grandense. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8261926671822541 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0108160476862326 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa pretende verificar como a centralização das compras e licitações pode contribuir para gestão de compras do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Conforme preconizado pela nova Lei de Licitações e Contratos e a nova Política de Governança das Contratações da Administração Pública Federal, a Administração deve, sempre que pertinente, instituir instrumentos que permitam a centralização das aquisições e contratações e a padronização de procedimentos. Pretendeu-se propor um modelo de gestão de compras para o IFSul que vise a coordenação de esforços de suas unidades, com objetivo de explorar de forma mais eficiente o poder de compra da instituição, proporcionando a obtenção de economias de escala, de processo e de informação e aprendizagem. A revisão de literatura deu-se sobre temas relacionados a compras públicas, governança e gestão das aquisições públicas, modelos centralizado e descentralizado de compras e características do capital humano empregado na área, de forma a subsidiar a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória, que utiliza a pesquisa bibliográfica, documental, Survey, e a análise de dados através da estatística descritiva e análise de conteúdo. A análise situacional buscou mensurar a homogeneidade de demanda e a maturidade de compras do IFSul, e com o auxílio da Matriz de Rozemeijer e da Matriz Kraljic, definir a melhor abordagem de compras a ser empregada de acordo com seus resultados. Realizou-se também a análise do modelo vigente de compras do IFSul e as compras compartilhadas realizadas pela instituição, assim como a estrutura organizacional disponível. A análise demostrou que o IFSul se beneficiaria da adoção de um modelo misto de aquisições e contratações, com processos centralizados; híbridos; e descentralizados, conforme a forma, tipo e frequência da contratação. Desta forma, definiu-se um novo modelo de gestão de compras e licitações do IFSul, mapeando suas etapas processuais e oferecendo sugestões para a adequação da estrutura organizacional vigente. Por fim, um produto técnico foi produzido para orientar as áreas requerentes a planejar e efetuar sua demanda, de acordo com o que preconiza a nova legislação e a nova estrutura de gestão de compras e licitações do IFSul. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Sócio-Organizacionais | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pinto, Rodrigo Serpa |
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