Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorDel Pino, Mauro Augusto Burkert
dc.date.accessioned2022-02-01T22:56:05Z
dc.date.available2022-02-01T22:56:05Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationDEL PINO, Mauro Augusto Burkert et al.. Alfabetização em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 - relatório técnico (parcial). In: REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, ISSN: 2446-8584, n.13, 185-201, 2020. Disponível em: http://www.revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/465. Acesso em: 26 de jan. de 2022pt_BR
dc.identifier.issn2446-8584
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8165
dc.description.abstractApresentamos o primeiro relatório da pesquisa ALFABETIZAÇÃO EM REDE que tem como um dos objetos de estudo o ensino remoto no campo da alfabetização durante a pandemia1 da Covid-19 que exigiu medidas sanitárias e políticas públicas educacionais emergenciais, tendo em vista o ano letivo escolar em curso e a necessidade de se manter os vínculos entre as escolas, as crianças e suas famílias. Como medida de prevenção ao contágio e propagação do vírus, houve a necessidade de suspensão das atividades presenciais e rápida adequação do formato de ensino por parte dos sistemas públicos e privados a alternativas diversas de atendimento às crianças, o que, na maioria dos casos, significou, no geral, a substituição do ensino presencial pelo ensino remoto. Entretanto, longe de uma simples adequação no formato, essa alteração provocou adequações pedagógicas e curriculares ao modelo de ensino remoto e tem se constituído em grande desafio para os que atuam na linha de frente da educação e, em especial, da alfabetização, em virtude da grande desigualdade social que demarca as condições de acesso às Tecnologias Digitais (TD) e as condições de realização no ambiente doméstico, tanto do exercício profissional, por parte dos professores, quanto de atividades tipicamente escolares, por parte das crianças. Em face disso, convidamos os(as) leitores(as) a conhecer os primeiros resultados da pesquisa, realizada com professoras das redes públicas e privadas de ensino, atuantes na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherABALFpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAlfabetização em redept_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPandemia de Covid-19pt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.titleAlfabetização em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 - relatório técnico (parcial).pt_BR
dc.typearticlept_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem