Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorDuarte, Cauê
dc.date.accessioned2022-02-21T22:51:14Z
dc.date.available2022-02-21T22:51:14Z
dc.date.issued2021-10-22
dc.identifier.citationDUARTE, Cauê. Realidade aumentada no ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos. Orientadora: Rozane da Silveira Alves. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8179
dc.description.abstractThis qualitative research follows the experimental research approach and looks at how undergraduate mathematics students use Augmented Reality (AR) to teach and learn geometric solids. The investigation subjects are students enrolled in the Mathematics teaching degree programs offered by the Federal University of Pelotas on a full-time, nighttime, and distance learning basis. The text discusses Geometry Teaching and Learning, Immersive Technologies, and Raymond Duval's Theory on the Record of Semiotic Representation. Participants were required to follow a didactic sequence about geometric solids using Augmented Reality by attending a distance-training course. Data was collected throughout the course using registration forms, evaluation forms, assignments, activities, observation of synchronous classes, and the researcher's field notes. Based on Bardin's content analysis, the following categories were observed: Infrastructure and access to technologies, which analyzes the issues concerning the difficulty to access the technologies used; Training in Geometry, which analyzes issues related to training in Geometry and the use of technologies; and Students' Perceptions of AR, which analyzes how students perceive AR. Results showed that students perceive Augmented Reality as enhancing the teaching and learning of geometric solids because of the visualization it provides. In addition to the appropriation by students of the 3D Calculator, through the instrumented action developing the semiotic mediation process.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.subjectSólidos geométricospt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectSpatial geometrypt_BR
dc.subjectGeometric solidspt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectAugmented realitypt_BR
dc.titleRealidade aumentada no ensino e aprendizagem dos sólidos geométricospt_BR
dc.title.alternativeAugmented reality in teaching geometric solidspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1233584432525056pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4433578915491616pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa de caráter qualitativo define-se como uma pesquisa experimental e teve como objetivo investigar a utilização da Realidade Aumentada (RA) no ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos por estudantes da Licenciatura em Matemática. Os sujeitos da pesquisa são alunos vinculados aos cursos de Licenciatura em Matemática oferecidos pela Universidade Federal de Pelotas: Integral, Noturno e a Distância. O texto discorre sobre Ensino e Aprendizagem de Geometria, Tecnologias Imersivas e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval. Foi oferecido um curso na modalidade a distância em que os participantes seguiram uma sequência didática sobre sólidos geométricos, utilizando Realidade Aumentada. Os dados foram coletados no curso oferecido, mediante o formulário de inscrição, formulário de avaliação, tarefas e atividades, observação das aulas síncronas e notas de campo do pesquisador. Por meio da análise de conteúdo de Bardin, observou-se as seguintes categorias: Infraestrutura e acesso às tecnologias que analisa as questões de dificuldade de acesso às tecnologias utilizadas, Formação em Geometria que analisa questões ligadas à formação em Geometria e uso de tecnologias e Percepção dos Alunos sobre RA que analisa como os alunos percebem a RA. Os resultados mostraram que os estudantes percebem a Realidade Aumentada como potencializadora do ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos, através da visualização que ela proporciona. Também houve a apropriação pelos alunos da Calculadora 3D, pela ação instrumentada desenvolvendo o processo de mediação semiótica.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física e Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Rozane da Silveira


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem