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Realidade aumentada no ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos
dc.creator | Duarte, Cauê | |
dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:51:14Z | |
dc.date.available | 2022-02-21T22:51:14Z | |
dc.date.issued | 2021-10-22 | |
dc.identifier.citation | DUARTE, Cauê. Realidade aumentada no ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos. Orientadora: Rozane da Silveira Alves. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8179 | |
dc.description.abstract | This qualitative research follows the experimental research approach and looks at how undergraduate mathematics students use Augmented Reality (AR) to teach and learn geometric solids. The investigation subjects are students enrolled in the Mathematics teaching degree programs offered by the Federal University of Pelotas on a full-time, nighttime, and distance learning basis. The text discusses Geometry Teaching and Learning, Immersive Technologies, and Raymond Duval's Theory on the Record of Semiotic Representation. Participants were required to follow a didactic sequence about geometric solids using Augmented Reality by attending a distance-training course. Data was collected throughout the course using registration forms, evaluation forms, assignments, activities, observation of synchronous classes, and the researcher's field notes. Based on Bardin's content analysis, the following categories were observed: Infrastructure and access to technologies, which analyzes the issues concerning the difficulty to access the technologies used; Training in Geometry, which analyzes issues related to training in Geometry and the use of technologies; and Students' Perceptions of AR, which analyzes how students perceive AR. Results showed that students perceive Augmented Reality as enhancing the teaching and learning of geometric solids because of the visualization it provides. In addition to the appropriation by students of the 3D Calculator, through the instrumented action developing the semiotic mediation process. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Geometria espacial | pt_BR |
dc.subject | Sólidos geométricos | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Realidade aumentada | pt_BR |
dc.subject | Mathematical education | pt_BR |
dc.subject | Spatial geometry | pt_BR |
dc.subject | Geometric solids | pt_BR |
dc.subject | Semiotics | pt_BR |
dc.subject | Augmented reality | pt_BR |
dc.title | Realidade aumentada no ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos | pt_BR |
dc.title.alternative | Augmented reality in teaching geometric solids | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1233584432525056 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4433578915491616 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa de caráter qualitativo define-se como uma pesquisa experimental e teve como objetivo investigar a utilização da Realidade Aumentada (RA) no ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos por estudantes da Licenciatura em Matemática. Os sujeitos da pesquisa são alunos vinculados aos cursos de Licenciatura em Matemática oferecidos pela Universidade Federal de Pelotas: Integral, Noturno e a Distância. O texto discorre sobre Ensino e Aprendizagem de Geometria, Tecnologias Imersivas e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval. Foi oferecido um curso na modalidade a distância em que os participantes seguiram uma sequência didática sobre sólidos geométricos, utilizando Realidade Aumentada. Os dados foram coletados no curso oferecido, mediante o formulário de inscrição, formulário de avaliação, tarefas e atividades, observação das aulas síncronas e notas de campo do pesquisador. Por meio da análise de conteúdo de Bardin, observou-se as seguintes categorias: Infraestrutura e acesso às tecnologias que analisa as questões de dificuldade de acesso às tecnologias utilizadas, Formação em Geometria que analisa questões ligadas à formação em Geometria e uso de tecnologias e Percepção dos Alunos sobre RA que analisa como os alunos percebem a RA. Os resultados mostraram que os estudantes percebem a Realidade Aumentada como potencializadora do ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos, através da visualização que ela proporciona. Também houve a apropriação pelos alunos da Calculadora 3D, pela ação instrumentada desenvolvendo o processo de mediação semiótica. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Rozane da Silveira |