A influência da familiaridade e localização do fornecedor na decisão de compra em uma organização do sistema S
Resumo
Há alguns anos a função do comprador organizacional restringia-se apenas a conhecer o fornecedor e garantir que as necessidades da organização fossem supridas. Atualmente, o contexto do setor de compras demonstra que além da função clássica de prover os bens e serviços, os compradores organizacionais são capazes de gerar valor estratégico para a organização, principalmente devido ao seu relacionamento direto com os fornecedores. Os compradores são os responsáveis pela seleção do fornecedor e, por essa razão, tomam decisões em nome de suas organizações. Todavia, durante a decisão de compra alguns critérios de escolha podem influenciar os compradores organizacionais. Diante disso, este trabalho tem por objetivo identificar se a familiaridade e a localização do fornecedor influenciam a decisão de compra em uma organização do Sistema S, através de uma pesquisa de natureza experimental. Para tanto, foi desenvolvida uma vinheta contento o cenário da pesquisa na qual foi validada conjuntamente às manipulações das variáveis familiaridade e localização geográfica do fornecedor por meio de uma abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada mediante a aplicação de questionário online aos compradores de unidades do Sistema S. A motivação do estudo foi devido a lacuna teórica acerca do tema gestão da cadeia de suprimentos no Sistema S e pela oportunidade de criar um plano de ação estratégico para a organização analisada. O estudo utilizou a técnica estatística da Análise de Regressão Linear Múltipla para identificar os efeitos que as variáveis independentes Familiaridade (experiência prévia de compra com o fornecedor) e Localização geográfica do fornecedor (fornecedor localizado próximo ou distante da organização) exercem na decisão de compra. Os resultados apontaram que a interação entre as variáveis foi significante. Como proposta de intervenção sugere-se a adoção de um banco nacional de fornecedores, uma vez que contribuiria com a gestão organizacional da área de compras em termos de eficiência, estratégia e gestão na rotina de aquisições, controle de dados dos fornecedores e eficácia na decisão de compra organizacional no Sistema S.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: