Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSouza, Stefani dos Santos
dc.date.accessioned2022-03-10T14:50:29Z
dc.date.available2022-03-10T14:50:29Z
dc.date.issued2021-12-16
dc.identifier.citationSOUZA, S. A Influência Da Familiaridade e Localização do Fornecedor na Decisão de Compra em uma Organização do Sistema S. 2021. 101 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Centro de Ciências Sócio-Organanizacionais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8191
dc.description.abstractA few years ago, the role of the organizational buyer was restricted to knowing the supplier and ensuring that the organization's needs were met. Currently, the context of the purchasing sector demonstrates that, in addition to the classic function of providing goods and services, organizational buyers can generate strategic value for the organization, mainly due to their direct relationship with suppliers. Buyers are responsible for supplier selection and therefore make decisions on behalf of their organizations. However, during the purchase decision, some selection criteria can influence organizational buyers. Therefore, this work aims to identify whether the supplier's familiarity and location influence the purchase decision in a Sistema S organization, through research of an experimental nature. Therefore, a vignette was developed containing the research scenario in which it was validated together with the manipulations of the supplier's familiarity and geographic location variables through a quantitative approach. The research was carried out by applying an online questionnaire to buyers of units in the Sistema S. The motivation for the study was due to the theoretical gap on the topic of supply chain management in the Sistema S and the opportunity to create a strategic action plan for the analyzed organization. The study used the statistical technique of Multiple Linear Regression Analysis to identify the effects that the independent variables Familiarity (previous purchase experience with the supplier) and Geographic location of the supplier (supplier located near or far from the organization) have on the purchase decision. The results showed that the interaction between the variables was significant. As an intervention proposal, the adoption of a national bank of suppliers is suggested, as it would contribute to the organizational management of the purchasing area in terms of efficiency, strategy and management in the procurement routine, control of supplier data and decisionmaking effectiveness of organizational purchasing in the Sistema S.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectGestão da cadeia de suprimentospt_BR
dc.subjectSeleção do fornecedorpt_BR
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectFamiliaridadept_BR
dc.subjectLocalização do fornecedorpt_BR
dc.subjectSistema Spt_BR
dc.subjectSupply chain managementpt_BR
dc.subjectSupplier selectionpt_BR
dc.subjectBuying decisionpt_BR
dc.subjectFamiliaritypt_BR
dc.subjectSuplier locationpt_BR
dc.subjectSistema Spt_BR
dc.titleA influência da familiaridade e localização do fornecedor na decisão de compra em uma organização do sistema Spt_BR
dc.title.alternativeThe Influence of Supplier Familiarity and Location on the Purchase Decision in a Sistema S Organization.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7296385054354434pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6462987344863578pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tondolo, Vilmar Antônio Gonçalves
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8949425307961537pt_BR
dc.description.resumoHá alguns anos a função do comprador organizacional restringia-se apenas a conhecer o fornecedor e garantir que as necessidades da organização fossem supridas. Atualmente, o contexto do setor de compras demonstra que além da função clássica de prover os bens e serviços, os compradores organizacionais são capazes de gerar valor estratégico para a organização, principalmente devido ao seu relacionamento direto com os fornecedores. Os compradores são os responsáveis pela seleção do fornecedor e, por essa razão, tomam decisões em nome de suas organizações. Todavia, durante a decisão de compra alguns critérios de escolha podem influenciar os compradores organizacionais. Diante disso, este trabalho tem por objetivo identificar se a familiaridade e a localização do fornecedor influenciam a decisão de compra em uma organização do Sistema S, através de uma pesquisa de natureza experimental. Para tanto, foi desenvolvida uma vinheta contento o cenário da pesquisa na qual foi validada conjuntamente às manipulações das variáveis familiaridade e localização geográfica do fornecedor por meio de uma abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada mediante a aplicação de questionário online aos compradores de unidades do Sistema S. A motivação do estudo foi devido a lacuna teórica acerca do tema gestão da cadeia de suprimentos no Sistema S e pela oportunidade de criar um plano de ação estratégico para a organização analisada. O estudo utilizou a técnica estatística da Análise de Regressão Linear Múltipla para identificar os efeitos que as variáveis independentes Familiaridade (experiência prévia de compra com o fornecedor) e Localização geográfica do fornecedor (fornecedor localizado próximo ou distante da organização) exercem na decisão de compra. Os resultados apontaram que a interação entre as variáveis foi significante. Como proposta de intervenção sugere-se a adoção de um banco nacional de fornecedores, uma vez que contribuiria com a gestão organizacional da área de compras em termos de eficiência, estratégia e gestão na rotina de aquisições, controle de dados dos fornecedores e eficácia na decisão de compra organizacional no Sistema S.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sócio-Organizacionaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Tondolo, Rosana da Rosa Portella


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem