"Toda la piel de América en mi piel" : poeticas etnoperformativas em diálogo com o Encuentro América Unida
Resumen
O presente estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e está vinculado à linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano; também integra o Projeto de Pesquisa Poéticas Populares na
Contemporaneidade do Grupo de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte. Tive como ponto inicial do trabalho a investigação do universo do Encuentro Internacional de Folclore y Arte Popular América Unida, encontro que acontece em Ciudad del Plata, no Uruguai e
promove a reunião de artistas de diferentes países da América Latina em um espetáculo de danças folclóricas, oficinas e ações culturais. A partir da imersão e do diálogo com este ambiente busquei desenvolver variados experimentos etnoperformativos, que resultaram na escrita desta dissertação e na produção de uma obra artística de etno-fotoperformance. Durante a realização do trabalho me propus a encontrar respostas para a seguinte questão de pesquisa: quais as possibilidades poéticas oriundas da experimentação artística inspirada em elementos pluriculturais da composição do Encuentro América Unida para a construção de uma etnoperformance? Tendo como objetivo principal refletir e compreender de que modo o meu processo criativo se desenvolve afetado pelas vivências e relações com o Encuentro América Unida. Utilizei-me da abordagem qualitativa de pesquisa em artes e do atravessamento metodológico que envolve a etnografia performativa (GRAVINA, 2006; 2010; SANTOS; BIANCALANA, 2017) e a pesquisa da prática artística, a etnografia e a auto etnografia (DANTAS, 2016; 2007; FORTIN, 2009). Deste modo procurei discutir como o que vejo, sinto e vivo no
América Unida, afeta e impulsiona a minha criação artística. Entre as principais referências teóricas, tenho autores como Archer (2001), Canclini (2015), Schechner (2003), Taylor (2013), Manzke (2016), dentre outros. Na criação da obra artística de etno-fotoperformance “Toda la piel de América en mi piel”,
desenvolvi quatro séries de imagens em diálogo direto com minhas vivências do e no América Unida. Deslocando-me entre o encantamento com as coreografias que vi, vejo e participo em cena; pela minha relação com a diversidade cultural latino-americana; pelo contato com as energias da
natureza presentes nas celebrações à Pachamama e pela ideia de pertencimento a esse lugar que acolhe a todos sem delimitar fronteiras artísticas ou culturais. Este é um trabalho que a primeira vista é individual, mas que ao olhar para o seu processo fala muito do coletivo e carrega muita gente em cada ação, em cada detalhe e em cada escolha feita na escrita e na cena.
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