dc.creator | Meirelles, Vinicius Cardoso | |
dc.date.accessioned | 2022-03-18T22:01:14Z | |
dc.date.available | 2022-03-18T22:01:14Z | |
dc.date.issued | 2022-02-25 | |
dc.identifier.citation | MEIRELLES, Vinicius Cardoso. A Gestão do Conhecimento na Universidades Públicas Federais: Um estudo de caso na Universidade Federal de Pelotas. 2022. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, Centro de Ciências Sócio Organizacionais, Universidade Federal de Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8231 | |
dc.description.abstract | Public institutions and their servers are pieces of service for the good progress of public services. Knowledge management plays a key role in the management of this asset, since no public service performs, due to major changes in managers, retirements and also changes among its servers, managing knowledge is one of the most complex and important ways in this type of organization. With this, it was sought how the University of Knowledge is being applied in the Federal Public, through a case study in the Federal of Pelotas. This complex investigates its real, social phenomena and,
characterized by being comprehensive and that includes the project planning method, definition of the components as data collection techniques. At the end of this research, the main results found were that Knowledge Management in Brazilian Public Universities is still little used. In addition, UFPel servers have low familiarity with the term Knowledge Management. Increased technology resources and a greater availability of objects found during research knowledge. Finally, a proposal for a knowledge management intervention was presented, based on current literature and that can be implemented both at UFPel and in all higher education institutions in Brazil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Universidade pública | pt_BR |
dc.subject | Compartilhamento | pt_BR |
dc.subject | Knowledge management | pt_BR |
dc.subject | Public university | pt_BR |
dc.subject | Sharing | pt_BR |
dc.title | A gestão do conhecimento nas universidades públicas federais: um estudo na Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.title.alternative | Knowledge Management at Federal Public Universities: A case study at the Federal University of Pelotas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4746365867213615 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6602132557607860 | pt_BR |
dc.description.resumo | As instituições Públicas e seus servidores são peças indispensáveis para o bom andamento dos serviços públicos e atendimento da sociedade. A gestão do conhecimento exerce um papel primordial na gestão desse ativo, já que no serviço público, devido a grandes mudanças em chefias, aposentadorias e também mudanças políticas dentre seus servidores, gerir o conhecimento é uma das formas mais complexas e importantes nesse tipo de organização. Com isso, procurou-se analisar
como a gestão do conhecimento está sendo aplicada nas Universidades Públicas Federais, através de um estudo de caso na Universidade Federal de Pelotas. Esse método busca investigar um fenômeno real, social e complexo, caracterizando-se por ser abrangente e que contempla planejamento do projeto de pesquisa, definição dos seus componentes até as técnicas de coleta de dados. Ao final dessa pesquisa os principais resultados encontrados foram que a Gestão do Conhecimento nas
Universidades Públicas brasileiras ainda é pouco aproveitada. Além disso, os servidores da UFPel possuem baixa familiaridade com o termo Gestão do Conhecimento. O aumento dos recursos de tecnologia e uma maior disponibilidade de ambientes para compartilhamento do conhecimento foram resultados importantes encontrados durante a pesquisa. Por fim, foi apresentado uma proposta de
intervenção de gestão do conhecimento, baseado na literatura atual e que poderá ser implementado tanto na UFPel quanto em todas instituições de ensino Superior do Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Sócio-Organizacionais | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Maehler, Alisson Eduardo | |