A gestão do conhecimento nas universidades públicas federais: um estudo na Universidade Federal de Pelotas

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Data
2022-02-25Autor
Meirelles, Vinicius Cardoso
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As instituições Públicas e seus servidores são peças indispensáveis para o bom andamento dos serviços públicos e atendimento da sociedade. A gestão do conhecimento exerce um papel primordial na gestão desse ativo, já que no serviço público, devido a grandes mudanças em chefias, aposentadorias e também mudanças políticas dentre seus servidores, gerir o conhecimento é uma das formas mais complexas e importantes nesse tipo de organização. Com isso, procurou-se analisar
como a gestão do conhecimento está sendo aplicada nas Universidades Públicas Federais, através de um estudo de caso na Universidade Federal de Pelotas. Esse método busca investigar um fenômeno real, social e complexo, caracterizando-se por ser abrangente e que contempla planejamento do projeto de pesquisa, definição dos seus componentes até as técnicas de coleta de dados. Ao final dessa pesquisa os principais resultados encontrados foram que a Gestão do Conhecimento nas
Universidades Públicas brasileiras ainda é pouco aproveitada. Além disso, os servidores da UFPel possuem baixa familiaridade com o termo Gestão do Conhecimento. O aumento dos recursos de tecnologia e uma maior disponibilidade de ambientes para compartilhamento do conhecimento foram resultados importantes encontrados durante a pesquisa. Por fim, foi apresentado uma proposta de
intervenção de gestão do conhecimento, baseado na literatura atual e que poderá ser implementado tanto na UFPel quanto em todas instituições de ensino Superior do Brasil.
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