Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte
Resumen
A presente dissertação busca investigar a atuação e a influência da indústria corporal na formação da subjetividade feminina contemporânea. A partir de proposta poética, buscamos a reflexão sobre o impacto da moda no cotidiano, destacando os regimes de visualidade e visibilidades vigentes na nossa sociedade. Dessa forma, o trabalho apresenta como problema o impacto da indústria corporal na construção do sujeito mulher, aspectos que desvelam processos da representação feminina, manipulações, violência, inversões e imposições. Ao contextualizar a história da moda na produção poética desenvolvida, buscamos problematizar as formas como as corporações suscitam o desejo ao consumo em massa, e por que são as mulheres os principais alvos dessa indústria, assim como, um levantamento de artistas que apresentam, em suas obras, o discurso sobre o corpo como objeto na manipulação da aparência. A partir da análise realizada sobre os aportes teóricos e artísticos, compreendemos as consequências que o avanço da moda provoca e acarreta sobre a imagem e vida da mulher contemporânea, pelo impacto da promoção do caráter de desejo e de sedução, armadilha da exigência de uma estética provida por revistas, cinema, televisão e posteriormente, pela internet. Para tal fim, utilizamos autores como: Jean Baudrillard (1995), ao abordar o consumo associado à expressão de felicidade; assim como obras de Gilles Lipovetsky (2006; 2017) e Zygmaun Bauman (2001), ao tratar da sedução e espetacularização, consumo e novas técnicas de comunicação, condicionando produção, difusão e consumo, bem como os referenciais artísticos, Vanessa Beecroft, Barbara Kruger, Cindy Sherman e Nazareth Pacheco, referências da proposta poética apresentada nesta pesquisa. A partir da elaboração de narrativas poéticas que têm o corpo e a imagem como suporte, refletimos sobre aprisionamento e empoderamento de papeis sociais femininos na contemporaneidade, assim como a busca por uma nova ressignificação do consumo e formação de subjetividades.
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