Impacto de diferentes estratégias de ensino no aprendizado das boas práticas de fabricação para manipuladores de alimentos em cursos na modalidade EaD
Resumo
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são procedimentos que devem ser adotados
por indústrias de alimentos e serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade
higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação, visando à
obtenção de alimentos inócuos para o consumidor. Os manipuladores são agentes
centrais neste processo, por isso seu treinamento e capacitação são essenciais e
obrigatórios. A oferta regular de cursos de educação continuada para esse público é
imprescindível, bem como a adequação da metodologia utilizada. A pedagogia de
transmissão ainda é a ferramenta mais utilizada no processo de ensinoaprendizagem. O uso de metodologias ativas vem se destacando como importante
recurso para o desenvolvimento crítico e reflexivo na formação de profissionais,
possibilitando uma aprendizagem mais significativa. Objetivou-se avaliar o impacto de
dois cursos de formação continuada no formato EaD utilizando diferentes
metodologias pedagógicas de ensino no aprendizado de manipuladores de alimentos
acerca das BPF. Os manipuladores fizeram inscrição voluntária no curso e
preencheram questionário de identificação e socioeconômico, sendo observado que
a maioria era do sexo feminino, tinham idade entre 21 e 40 anos, renda entre 1 e 2
salários-mínimos, ensino médio completo e desempenhavam suas funções há mais
de um ano. Além disso, a maioria já havia participado de outras capacitações sobre o
tema, e exerciam suas funções em indústria de alimentos. Os cursos ocorreram
separadamente, em 5 dias consecutivos, com avaliação do conhecimento dos
manipuladores prévia e posteriormente à realização das atividades. O Curso 1, com
26 participantes, foi ministrado de forma assíncrona, utilizando metodologias
tradicionais de ensino, e o Curso 2, com 29 participantes, foi ministrado de forma
síncrona, empregando o uso de metodologias ativas. A porcentagem de acertos no
teste realizado após a participação nos cursos de BPF aumentou significativamente,
independentemente da metodologia de ensino utilizada durante os cursos. A
realização do curso ministrado de forma síncrona com metodologias ativas permitiu
um incremento significativo na nota dos participantes, quando comparado às notas da
turma em que o curso foi ministrado utilizando metodologias de ensino tradicionais,
permitindo inferir a importância da avaliação dos resultados e da efetividade desse
tipo de curso, buscando o aprimoramento contínuo das capacitações. No teste
realizado antes do curso, ao compararmos as médias dos manipuladores que já
haviam participado de capacitações anteriores de qualificação profissional na área
àquelas dos que ainda não haviam realizado nenhum tipo de treinamento, não se
verificou diferença significativa nas notas, reafirmando a importância da oferta
contínua e regular de capacitações para este público.
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