Políticas nacionais de formação continuada de docentes e repercussões no estado do RS e município de Pelotas (2009-2018).
Abstract
A pesquisa aborda a formação continuada de professores e as políticas vinculadas a
ela como desafios permanentes do sistema educacional de ensino em suas diferentes
esferas de abrangência, evidenciando articulações, aproximações e distanciamentos
que ora estão evidentes, ora mascarados, considerando disputas políticas e
tensionamentos locais. Busca olhar o fenômeno pela ótica da escala geográfica sem
reduzi-lo a identificação de limites e fronteiras, mas, buscando a expressão e a
diferenciação no espaço geográfico do que é/foi produzido e estimulado por iniciativas
da política educacional. Configurou-se como objetivo geral compreender como
políticas públicas nacionais de apoio a formação continuada de professores, ao se
espacializarem, produziram e ressignificaram ações de formação docente em escala
local. A proposta teve como método de abordagem a pesquisa qualitativa. A geração
dos dados foi realizada por meio de documentos e entrevistas individuais
semiestruturadas e a análise dos dados, expressos na legislação e nas entrevistas,
por meio da análise de conteúdo. Nesse contexto identificamos o estabelecimento de
condições para a constituição de um território formativo, porém, não a sua
consolidação devido à ausência de relações sociais capazes de constituir as relações
de poder que garantiriam a existência de um território da formação continuada.
Entendemos que a maior força estava pouco representada, os professores da
educação básica, profissionais com autonomia e capacidade para tomar decisões e
protagonizar a formação.
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