Uso de veículo aéreo não tripulado (Vant) na estimativa da turbidez das águas do Canal São Gonçalo, Pelotas - RS, Brasil.
Resumen
A água é um elemento integrador e fundamental para o desenvolvimento
humano. Para assegurar a disponibilidade hídrica com qualidade adequada para os
distintos usos, são necessários instrumentos de gestão e controle eficazes e alinhados
com a velocidade de resposta que o mundo moderno impõe. As técnicas
convencionais de amostragem para monitoramento de recursos hídricos possuem
limitações espaciais e temporais e neste sentido o sensoriamento remoto apoiado com
uso de veículos aéreos não tripulados (Vants) se insere como uma das ferramentas
capazes de agregar velocidade e amplitude de áreas de monitoramento. O objetivo
deste estudo foi estimar a turbidez da água por meio de valores de reflectâncias
obtidos a partir da calibração de ortomosaicos produzidos por Vants no espectro
visível (RGB). A metodologia desenvolvida neste estudo compreendeu atividades de
campo com amostragem de turbidez, captura de imagens aéreas por Vants e
aquisição de imagens satelitais do Sentinel 2. As amostragens de turbidez, in situ,
foram realizadas utilizando uma sonda multiparamétrica e a captura de imagens
aéreas foi através de sensor de imagem RGB embarcado em Vant Phantom 4 (DJI)
em sincronia com a passagem do sensor MSI (Sentinel 2). Para calibração espectral
foram utilizadas placas de referência com reflectância conhecida. A relação entre as
variáveis investigadas permitiu identificar 7 principais fatores que afetaram os
resultados alcançados, além de diversas recomendações para aplicação em
pesquisas envolvendo estudos similares em pequenos ecossistemas aquáticos.
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