dc.creator | Bittencourt, Cláudio José Braga de | |
dc.date.accessioned | 2022-08-24T21:41:39Z | |
dc.date.available | 2022-08-22 | |
dc.date.available | 2022-08-24T21:41:39Z | |
dc.date.issued | 2022-03-18 | |
dc.identifier.citation | BITTENCOURT, Cláudio José Braga de. Fazeres docentes com o GeoGebra em um curso de Licenciatura em Matemática. Orientador: André Luís Andrejew Ferreira. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8588 | |
dc.description.abstract | In carrying out this work, this researcher and this research aim to analyze how
GeoGebra is used from the teachers' statements in the training course of future
Mathematics Educators, in the Mathematics Degree, in person, at the Federal
University of Pelotas (UFPel). We used the type of intentional sampling in choosing
the research subjects, which are four educators, who use GeoGebra in their teaching
practice. We resort here to qualitative research of a descriptive nature, bringing the
case study as a research approach. From the perspective of interpreting data
obtained from interviews with professors. We made a methodological construction in
the light of Creswell (2014) combined with researchers such as Lévy (1993, 1999),
Borba (2018, 2014) and Maltempi (2008), references for this work. The results of this
research showed that the formation of GeoGebra digital technology influences the
teaching practice. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Degree in mathematics | pt_BR |
dc.subject | Education teacher | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies | pt_BR |
dc.title | Fazeres docentes com o GeoGebra em um curso de licenciatura em matemática. | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching activities with GeoGebra in a degree course in mathematics. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8116018381740923 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0257799779736390 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo analisar como se dá o uso do GeoGebra a partir das
falas docentes do curso de formação de futuros educadores de Matemática, na
Licenciatura em Matemática, modalidade presencial, da Universidade Federal de
Pelotas (UFPel). Usamos o tipo de amostragem intencional na escolha dos sujeitos
da pesquisa, ou seja, quatro educadores que usam o GeoGebra na sua prática
docente. Recorremos à investigação qualitativa de natureza descritiva, trazendo
como abordagem de pesquisa o estudo de caso, na perspectiva de interpretar dados
obtidos a partir da realização de entrevistas com os docentes. Fizemos a construção
metodológica à luz de Creswell (2014), aliado aos pesquisadores Lévy (1993,1999),
Borba (2018, 2014) e Maltempi (2008), para referenciar o presente trabalho. Os
resultados desta pesquisa evidenciam que a formação em tecnologia digital
GeoGebra, ou seja, a formação “docente-com-mídias” influencia a prática docente,
além disso este estudo contribuiu com discussões sobre o uso das TD no ensino e
sua importância nos saberes docentes e por fim há a necessidade de uma nova
postura do professor, que se compromete com a construção do aluno no que se
refere ao conhecimento matemático. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, André Luis Andrejew | |