O comprometimento organizacional de coordenadores(as) acadêmicos(as) com a gestão dos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas
Abstract
O comportamento do indivíduo no ambiente de trabalho constitui relevante objeto de
estudo. A principal razão é compreender os vínculos existentes entre o trabalhador e
a organização e, a partir daí, mapear como podem ser geradas melhorias no
desempenho tanto de um quanto de outro. O presente trabalho teve como objetivo a
análise especificamente de um desses vínculos: o comprometimento organizacional
de coordenadores(as) de cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas
(UFPel), em virtude de ser o local de trabalho da pesquisadora e por ter a gestão
acadêmica ampla responsabilidade na entrada dos discentes na instituição. Utilizouse, para tanto, o modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991), segundo o qual o
comprometimento organizacional é formado por três componentes: afetivo,
caracterizado por uma relação afetiva do indivíduo com a organização; instrumental,
caracterizado pelos custos que deve arcar ao deixar a organização; e normativo,
caracterizado pelo sentimento de que a permanência na organização é um dever
moral. A pesquisa foi composta por três etapas, sendo a primeira exploratória, com
revisão de literatura. A segunda, também de base exploratória, consistiu na utilização
de questionário para coleta de dados, formado por duas partes: perfil
sociodemográfico e escala de comprometimento organizacional de Meyer, Allen e
Smith (1993). O questionário foi enviado para os oitenta coordenadores(as) de cursos
de graduação da UFPel por meio de correio eletrônico. A etapa final, descritiva, foi
dedicada à análise dos dados obtidos. Os resultados demonstraram a existência de
comprometimento afetivo elevado, comprometimento instrumental baixo e
comprometimento normativo moderado. Ao concluir a pesquisa, observou-se que é
necessário o olhar atento para a realidade demonstrada pela pesquisa, devendo ser
elaboradas atividades de intervenção com o intuito de potencializar o
comprometimento afetivo e o normativo, assim como investir na construção e
fortalecimento do instrumental, a fim de que, ao longo do tempo, os servidores
apresentem maior comprometimento, gerando maiores benefícios tanto para eles
quanto para a própria universidade.
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