"Pascam in Judicio": a constituição humana na perspectiva católica de D. João Becker no período de 1912 a 1946.
Resumen
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida sobre os ideais católicos sul-rio-grandenses no período de 1912 a 1946, no que tange à educação e constituição humanas.
Nesse sentido, buscou-se compreender em que medida a figura e a atuação de Dom João
Becker contribuíram e/ou interferiram na constituição de um ideal humano, tendo a educação
como principal mecanismo à sua efetivação. Cabe salientar que o período examinado foi,
justamente, a época em que D. João se constituiu emautoridade máxima da Igreja Católica no
Rio Grande do Sul. O arcebispo metropolitano tentava reforçar a autoridade espiritual tendo
como instrumento uma política de “recristianização social”, cuja ação deveria se estender a
todas as esferas da sociedade. Ressalta-se que a Revista Unitas (Revista Eclesiástica da
Arquidiocese de Porto Alegre/RS) se constituiu na principal fonte de nossa pesquisa. Àquela
época, a revista representou a publicação oficial da Igreja Católica no estado do Rio Grande
do Sul - fato que possibilita a percepção da ação desta instituição no estado, tanto em termos
políticos como educacionais. Destaca-se, contudo, que, não obstante seja a nossa principal
fonte de pesquisa, outras fontes foram examinadas, tais como: as cartas pastorais, as
encíclicas, o código de direito canônico, legislações complementares e os estudos que
discutem a temática em questão. Este estudo, portanto, baseou-se em pesquisa bibliográfica,
enfatizando, sobretudo, a análise da documentação histórica referente ao acervo da Revista
Unitas. O exame do conteúdo difundido nas edições da Revista Unitas está fundamentado na
metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin. De acordo com a análise da
documentação e dos artigos veiculados nesta publicação religiosa, percebe-se que a educação
se apresentou como possibilidade de determinação devalores e ideais católicos. Somente uma
educação católica teria um caráter completo e perfeito. Buscando uma “sociedade perfeita”,
constituída igualmente por homens perfeitos, a Igreja Católica via em seus ideais a
possibilidade de concretização desta sociedade. Constata-se que a Igreja Católica se
considerava uma educadora soberana e perfeita, e, por intermédio da atuação de seu clero, sob
o comando de D. João, buscava inculcar seus ideais mesmo em contextos político-econômicos
adversos (o positivismo, a secularização, etc.). A atuação católica, no período analisado,
deixou, sem dúvida, muitas marcas, e influenciou a estrutura educacional hodierna.
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