A formação do professor que ensina matemática no Curso de Pedagogia da UFPel.
Resumo
Esta pesquisa é vinculada à linha História, Currículo e Cultura em Educação
Matemática, trata da formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais
do Ensino Fundamental. Questionamos: Como e de que modo tem sido proposta a
formação para ensinar Matemática nos anos iniciais no curso de Pedagogia da
Universidade Federal de Pelotas? Objetivando analisar a formação para ensinar
Matemática nos anos iniciais proposta no curso de Pedagogia da UFPel, de 2012 a
2019, pelo entendimento do formador, do Projeto Pedagógico do Curso, PPC, e dos
Planos de Ensino. Os objetivos específicos são: Pesquisa de abordagem qualitativa,
com o uso de entrevista semiestruturada com dois professores das disciplinas de
Matemática, do curso de Pedagogia e alguns Planos de Ensino. Os materiais foram
organizados nas categorias: Formação no curso de Pedagogia: manipular e jogar;
Aulas no curso de Pedagogia: pensar, questionar, descobrir a resposta e Disciplinas
de Matemática no curso de Pedagogia. As análises mostram que as aulas que
envolviam a Matemática eram propostas por oficinas, com a exploração de materiais
manipuláveis e com jogos, com ações voltadas para a descoberta, o diálogo, a
comunicação, o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos. Os professores
formadores têm a preocupação com os conhecimentos prévios dos alunos, com as
dificuldades em relação aos conceitos matemáticos não aprendidos na educação
básica e com as dificuldades em relacionar a teoria com a prática. As disciplinas que
tratam da Matemática preocupam-se em ensinar os conhecimentos matemáticos, os
conhecimentos metodológicos, didáticos, curriculares e o prático. Salienta-se que é
preciso continuar as discussões e pesquisas sobre a formação do professor que
ensina Matemática nos anos iniciais, produzindo outros olhares.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: