Mostrar registro simples

dc.creatorRibeiro, Letícia
dc.date.accessioned2022-09-06T23:45:17Z
dc.date.available2022-08-30
dc.date.available2022-09-06T23:45:17Z
dc.date.issued2021-11-12
dc.identifier.citationRibeiro, Letícia. Aspectos sociodemográficos e comportamentais que podem influenciar no consumo de alimentos orgânicos. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Nutrição e Alimentos) – Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos, Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8645
dc.description.abstractIt is known that conventional food production can harm the environment and human health, which may have encouraged the development of organic food culture, as well as a greater number of followers to its consumption. The knowledge of these organic food consumers and the motivations related to acquisition and consumption are important aspects to be observed. The objective of this research was to characterize the behavior of organic food consumers and analyze the variables that affect their consumption. Therefore, a descriptive cross-sectional survey of a qualitative nature was carried out, with a non-probalistic sample for convenience, having as target audience people over 18 years old with access to social networks, living in Brazil. The research was carried out through the Google Forms platform through a self-administered virtual questionnaire, from February to April 2021. The collected data were analyzed using descriptive and association statistical techniques, using the IBM SPSS Statistics 25.0 software. A total of 3342 people participated in the survey, 2546 of which were organic food consumers and 796 were non-consumers. Being a consumer of organic food or not showed a significant relationship with the variables age group, marital status, number of children, family income, responsible for purchases and concept of organic. The biggest motivation for consumption was health and price limitation. The results obtained in this research showed that part of the respondents, regardless of being a consumer of organic food or not, were unaware of its concept, with the price being the most relevant aspect for its purchase.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectPerfil do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumo de alimentospt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectProdução orgânicapt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.subjectConsumer profilept_BR
dc.subjectFood consumptionpt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectOrganic productionpt_BR
dc.titleAspectos sociodemográficos e comportamentais que podem influenciar no consumo de alimentos orgânicos.pt_BR
dc.title.alternativeSociodemographic and behavioral aspects that can influence the consumption of organic foods.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9587555964152892pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8112641678653374pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Catia Silveira da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5055191571687846pt_BR
dc.description.resumoÉ sabido que a produção convencional de alimentos pode causar prejuízos ao meio ambiente e a saúde humana, o que provavelmente pode ter incentivado o desenvolvimento da cultura de alimentos orgânicos, bem como do maior número de adeptos ao seu consumo. O conhecimento destes consumidores de alimentos orgânicos e as motivações relativas à aquisição e consumo, são aspectos importantes a serem observados. O objetivo desta pesquisa foi de caracterizar o comportamento dos consumidores de alimentos orgânicos e analisar as variáveis que afetam o seu consumo. Para tanto realizou-se uma pesquisa do tipo transversal descritivo de natureza qualitativa, com amostra não probalística por conveniência, tendo por público-alvo pessoas acima de 18 anos com acesso a redes sociai, radicados no Brasil. A pesquisa foi realizada através da plataforma Google Forms por meio de um questionário virtual autoaplicável, de fevereiro a abril de 2021. Os dados coletados foram analisados por meio de técnicas estatísticas descritivas e de associação, utilizando o software IBM SPSS Statistics 25.0. Participaram da pesquisa 3342 pessoas, sendo 2546 consumidoras de alimentos orgânicos e 796 não consumidoras. Ser consumidor ou não de alimentos orgânicos, apresentou relação significativa com as variáveis faixa etária, estado civil, número de filhos, renda familiar, responsável pelas compras e conceito de orgânicos. A maior motivação de consumo foi a saúde e a limitação o preço. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostraram que parte dos respondentes, independente de ser consumidor ou não de alimentos orgânicos, desconheciam o seu conceito, sendo o preço o aspecto mais relevante para a sua aquisição.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Nutriçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentospt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Helbig, Elizabete


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples