Mostrar el registro sencillo del ítem
Se constituindo docente pela vivência em um Projeto Estratégico Institucional da UFPel.
dc.creator | Silva, Pierre Teixeira da | |
dc.date.accessioned | 2022-10-11T11:56:59Z | |
dc.date.available | 2022-10-10 | |
dc.date.available | 2022-10-11T11:56:59Z | |
dc.date.issued | 2022-06-01 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Pierre Teixeira da. Se constituindo docente pela vivência em um Projeto Estratégico Institucional da UFPel. 2022. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8722 | |
dc.description.abstract | The present study is a qualitative research, from the perspective of Bogdan and Biklen (1994), but also presents itself as ethnographic, according to Lüdke and André (2017). With this study, I sought to answer the following guiding question: How did the process of constructing professorship take place, in your studies of graduates from UFPel, as students of the GAMA project? This is a unified strategy project by university, which aims to help students from UFPel and abroad who had difficulties in mathematics, doing so through research, teaching and extension activities. The subjects of were five graduates of UFPel, who acted as fellows of the project at some point in their graduation. Thus, the main objective of this research is an understanding of how the participation of these subjects, while the GAMA Scholars, led them to the exercise of teaching. To begin with, I relied on Severino (2007), for the elaboration of the memorial, in which I portray a little of my academic trajectory and the construction of my professorship as a GAMA scholarship holder. As a way of approaching the issue of learning indoctrination, realize understanding, using an et al. (2016). Regarding the research methodology developed, I refer to Richardson (2017) to characterize what methodology is. Thus, this study was developed in four moments: identification of former GAMA grantees; Pilot, with the development of a research of perspective by Gil (2008); data collection with interviews according to Gil (2008), using semi-structured interviews according to Manzini (1990; 1991); and content analysis, from the perspective of Bardin (2014). My theoretical framework presents four important concepts for this research, they are teachers, professionalism, professionalization and identity, according to Bolzan and Isaia (2006), Contreras (2012), Ferreira (2009) and Nóvoa (1995). The analysis of the answers is promising and presents a positive indication for the study. Finally, as I give my first students, I feel excited to pursue further studies in order to contribute to research on initial teacher education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Professoralidade | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em matemática | pt_BR |
dc.subject | Projetos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Professorship | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject | Degree in mathematics | pt_BR |
dc.subject | Teaching projects | pt_BR |
dc.title | Se constituindo docente pela vivência em um Projeto Estratégico Institucional da UFPel. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1501784279872193 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866864802999230 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo se trata de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva de Bogdan e Biklen (1994), mas também se apresenta como etnográfica, de acordo com Lüdke e André (2017). Com este estudo, busquei responder a seguinte pergunta diretriz: como se deu o processo de construção da professoralidade, em acadêmicos egressos da UFPel, enquanto bolsistas do projeto GAMA? Esse é um projeto de estratégia unificada da UFPel, que visa auxiliar os estudantes da universidade e de fora dela que possuam dificuldades em Matemática, fazendo isso por meio de atividades de pesquisa, ensino e extensão. Os sujeitos de pesquisa foram cinco egressos da UFPel, os quais atuaram como bolsistas do projeto em algum momento de suas graduações. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é buscar uma compreensão de como a participação desses sujeitos, enquanto bolsistas do GAMA, levou-os ao exercício da docência. Para começar, apoiei-me em Severino (2007), para a elaboração do memorial, no qual retrato um pouco da minha trajetória acadêmica e a construção da minha professoralidade enquanto bolsista do GAMA. Como forma de encontrar trabalhos que abordassem aspectos relativos à constituição da docência, realizei um mapeamento, utilizando a perspectiva de Fiorentini et al. (2016). Tratando-se da metodologia de pesquisa adotada, refiro-me a Richardson (2017) para caracterizar o que é metodologia. Assim, este estudo se desenvolveu em quatro momentos: identificação dos ex-bolsistas do projeto GAMA; desenvolvimento de uma pesquisa piloto, com uso de questionário na perspectiva de Gil (2008); coleta dos dados mediante entrevistas de acordo com Gil (2008), utilizando entrevista semiestruturada segundo Manzini (1990; 1991); e análise de conteúdo, com a perspectiva de Bardin (2014). Meu referencial teórico apresenta quatro importantes conceitos para esta pesquisa, que são professoralidade, profissionalidade, profissionalização e identidade, segundo Bolzan e Isaia (2006), Contreras (2012), Ferreira (2009) e Nóvoa (1995). A análise das respostas se mostra promissora e apresenta indícios positivos, que podem indicar uma continuidade para o estudo. Por fim, ao dar os meus primeiros passos como pesquisador, sinto-me animado para seguir desenvolvendo outros estudos, a fim de contribuir com as pesquisas sobre formação inicial de professores. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Denise Nascimento |