A etnomatemática por meio de fotografias e vídeos na visão dos alunos de uma escola pública do Rio Grande do Sul.

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Data
2022-08-12Autor
Gomes, Daniele Antunes Barbosa
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Compreender o aluno por meio de seu comportamento, consiste em perceber os
diferentes olhares e práticas que desenvolvem na construção de seus saberes. Com
relação a matemática, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Brasileira,
apresenta dados preocupantes ao longo dos anos, principalmente, este afastamento
que há entre a realidade do aluno, a matemática ensinada a partir de exercícios
repetitivos e a matemática vivenciada no dia a dia. Assim, o objetivo deste estudo é
compreender como os estudantes percebem a Etnomatemática presente em seu
cotidiano, por meio de profissões registradas em fotografias e vídeos, pelos próprios
estudantes. São alunos do ensino fundamental – anos finais – de uma escola pública
localizada no centro da cidade de Pelotas-RS. As turmas escolhidas eram de alunos
da professora pesquisadora antes da pandemia e que já haviam iniciado o processo
de coleta de dados. Ao retorno das aulas presenciais a pesquisadora seguiu com as
mesmas turmas, aproveitou o material coletado e deu continuidade ao trabalho de
pesquisa. A presente investigação foi de cunho qualitativo, com abordagem no
estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e registros
de imagens que passaram a ser examinadas dentro da perspectiva de análise
descritiva. Como achado da pesquisa descobriu-se que a realização de um vídeo
com as imagens fotografadas pelos alunos, trouxe vários benefícios: registro da
matemática do cotidiano e compreensão de que ela está presente em várias ações
diárias, material visual de consulta aos alunos, o vídeo pode ser uma ferramenta
didática também para outras turmas, e como estímulo para a produção de novos
vídeos que trazem os saberes aprendidos no contexto educacional.
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