dc.creator | Maciel, Clara de Mello | |
dc.date.accessioned | 2023-02-22T13:36:24Z | |
dc.date.available | 2023-02-22 | |
dc.date.available | 2023-02-22T13:36:24Z | |
dc.date.issued | 2022-11-16 | |
dc.identifier.citation | MACIEL, Clara de Mello. A visualidade na resolução de problemas em Geometria no Ensino Médio. Orientadora: Thaís Philipsen Grützmann. 2022. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9091 | |
dc.description.abstract | The chosen method of hybrid teaching for this qualitative research was Virtual
Empowered Teaching, which carries the possibility of interconnecting the learning
process, potentializing students’ learning and autonomy teaching of geometry. The
general objective of this research is to investigate the potentiality of visual aids in
math learning through the model of Virtual Empowered learning. The bibliography
stems from Boaler (2013; 2016; 2018; 2019; 2020) on brain growth and visual
aspects. The target audience was a class from senior year in High School from a
public school in the municipality of Ijuí-RS, where the students worked with a didactic
sequence with eight questions from ENEM and standard tests. Datal collection
occurred through Google Forms and the analysis was made with Bardin’s Content
Analysis (1977). From the data produced from the eight questions, three categories
developed: “Necessary Image”; “Unnecessary Image”; and “No Image”, which were
defined after data collection, based on the structure of the questions. Results showed
that it is necessary to work with visual math approaches, instigating students to use
visual thinking, where the school is a place to potentialize and stimulate students,
where images show to be necessary, since in the progress of activities, the students
were able to develop productive growth mentality, resulting in better learning. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino virtual enriquecido | pt_BR |
dc.subject | Mentalidades matemáticas | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Geometria espacial | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Virtual empowered learning | pt_BR |
dc.subject | Math mentality | pt_BR |
dc.subject | Didactic sequence | pt_BR |
dc.subject | Spatial geometry | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.title | A visualidade na resolução de problemas em Geometria no Ensino Médio. | pt_BR |
dc.title.alternative | Visuality in problem solving in Geometry in High School. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0920881119974896 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5437896504110766 | pt_BR |
dc.description.resumo | O modelo de ensino híbrido escolhido para esta pesquisa, de caráter qualitativo, foi
o Ensino Virtual Enriquecido o qual carrega consigo a possibilidade de interligar-se
com o processo da aprendizagem, potencializando o conhecimento e a autonomia
dos alunos no ensino da Geometria. A pesquisa possui como objetivo geral
investigar a potencialidade do visual na aprendizagem matemática, através do
modelo de Ensino Virtual Enriquecido. A fundamentação teórica está alicerçada nas
ideias de Boaler (2013; 2016; 2018; 2019; 2020) sobre o crescimento cerebral e
aspectos visuais. O público-alvo foi uma turma do 3º ano do Ensino Médio, de uma
escola pública na cidade de Ijuí-RS. As atividades foram aplicadas nos meses de
agosto e setembro de 2021, a partir de uma sequência didática com oito questões
do Enem e de vestibulares. A coleta dos dados ocorreu por intermédio do Google
Forms, e a análise deu-se a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Dos
dados produzidos a partir das oito questões definiram-se três categorias: “Imagem
necessária”; “Imagem desnecessária”; e “Sem imagem”, as quais foram definidas
após a coleta dos dados, a partir da estrutura das questões. Como resultados
obteve-se que é necessário trabalhar com abordagens da matemática visual,
instigando os alunos a um pensamento visual, em que a escola é um local de
potencializar e incentivar os alunos, no qual a utilização da imagem torna-se
necessária, visto que, no decorrer das atividades os alunos desenvolveram
mentalidades de crescimento produtivo, resultando em implicações para o ensino. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Grützmann, Thaís Philipsen | |