Mostrar el registro sencillo del ítem
A visualidade na resolução de problemas em Geometria no Ensino Médio.
dc.creator | Maciel, Clara de Mello | |
dc.date.accessioned | 2023-02-22T13:36:24Z | |
dc.date.available | 2023-02-22 | |
dc.date.available | 2023-02-22T13:36:24Z | |
dc.date.issued | 2022-11-16 | |
dc.identifier.citation | MACIEL, Clara de Mello. A visualidade na resolução de problemas em Geometria no Ensino Médio. Orientadora: Thaís Philipsen Grützmann. 2022. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9091 | |
dc.description.abstract | The chosen method of hybrid teaching for this qualitative research was Virtual Empowered Teaching, which carries the possibility of interconnecting the learning process, potentializing students’ learning and autonomy teaching of geometry. The general objective of this research is to investigate the potentiality of visual aids in math learning through the model of Virtual Empowered learning. The bibliography stems from Boaler (2013; 2016; 2018; 2019; 2020) on brain growth and visual aspects. The target audience was a class from senior year in High School from a public school in the municipality of Ijuí-RS, where the students worked with a didactic sequence with eight questions from ENEM and standard tests. Datal collection occurred through Google Forms and the analysis was made with Bardin’s Content Analysis (1977). From the data produced from the eight questions, three categories developed: “Necessary Image”; “Unnecessary Image”; and “No Image”, which were defined after data collection, based on the structure of the questions. Results showed that it is necessary to work with visual math approaches, instigating students to use visual thinking, where the school is a place to potentialize and stimulate students, where images show to be necessary, since in the progress of activities, the students were able to develop productive growth mentality, resulting in better learning. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino virtual enriquecido | pt_BR |
dc.subject | Mentalidades matemáticas | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Geometria espacial | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Virtual empowered learning | pt_BR |
dc.subject | Math mentality | pt_BR |
dc.subject | Didactic sequence | pt_BR |
dc.subject | Spatial geometry | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.title | A visualidade na resolução de problemas em Geometria no Ensino Médio. | pt_BR |
dc.title.alternative | Visuality in problem solving in Geometry in High School. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0920881119974896 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5437896504110766 | pt_BR |
dc.description.resumo | O modelo de ensino híbrido escolhido para esta pesquisa, de caráter qualitativo, foi o Ensino Virtual Enriquecido o qual carrega consigo a possibilidade de interligar-se com o processo da aprendizagem, potencializando o conhecimento e a autonomia dos alunos no ensino da Geometria. A pesquisa possui como objetivo geral investigar a potencialidade do visual na aprendizagem matemática, através do modelo de Ensino Virtual Enriquecido. A fundamentação teórica está alicerçada nas ideias de Boaler (2013; 2016; 2018; 2019; 2020) sobre o crescimento cerebral e aspectos visuais. O público-alvo foi uma turma do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública na cidade de Ijuí-RS. As atividades foram aplicadas nos meses de agosto e setembro de 2021, a partir de uma sequência didática com oito questões do Enem e de vestibulares. A coleta dos dados ocorreu por intermédio do Google Forms, e a análise deu-se a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Dos dados produzidos a partir das oito questões definiram-se três categorias: “Imagem necessária”; “Imagem desnecessária”; e “Sem imagem”, as quais foram definidas após a coleta dos dados, a partir da estrutura das questões. Como resultados obteve-se que é necessário trabalhar com abordagens da matemática visual, instigando os alunos a um pensamento visual, em que a escola é um local de potencializar e incentivar os alunos, no qual a utilização da imagem torna-se necessária, visto que, no decorrer das atividades os alunos desenvolveram mentalidades de crescimento produtivo, resultando em implicações para o ensino. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Grützmann, Thaís Philipsen |