dc.creator | Mathies, Aline Acosta | |
dc.date.accessioned | 2023-02-22T13:38:24Z | |
dc.date.available | 2023-02-22 | |
dc.date.available | 2023-02-22T13:38:24Z | |
dc.date.issued | 2022-12-14 | |
dc.identifier.citation | MATHIES, Aline Acosta. Avaliação de Resultados de Projetos de Inovação Transformadora Rural: o caso do projeto Rota dos Butiazais. 2022. 198 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências Sócio-Organizacionais - Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9092 | |
dc.description.abstract | The present study aims to analyze the framework for evaluating sociotechnical
innovation niches proposed by Molas-Gallart et al. (2020) and Ghosh et al. (2021) in
the Brazilian rural context. The following specific objectives were defined: to describe
the Rota dos Butiazais Project; to identify the theory of change of the Rota dos
Butiazais project; to identify the transformative results obtained by the Rota dos
Butiazais project; to analyze the niche evaluation framework with a view to application
in rural niches; propose suggestions for improvements to the analyzed framework. To
carry out an empirical analysis of the theoretical model of the twelve transformative
outcomes, a case study was carried out in the sociotechnical niche Rota dos Butiazais,
which is associated with the rural context. A bibliographical review was carried out,
where the evolution of the guiding frames of science and technology policies, the types
of innovation niches, the sociotechnical niches evaluation, the theory of change, and
transforming results related to innovation niches and their particularities were
discussed. This study can be characterized as qualitative research. The chosen
method was the case study and focus groups were carried out with participants to data
collection. In addition, a documental analysis was also carried out. The analysis of the
generated data was performed through content analysis. The research conclusions
indicated that the Rota dos Butiazais project presents characteristics of an
Experimental Policy commitment; the elaboration process of the Theory of Change
made possible a formative analysis on which factors are affecting the range of impacts
expected by the group; the 12 transformative results proved to be adequate for the
evaluation of a rural EPE; the 12 transformative results enabled a formative and
reflective assessment of the stage of evolution and the need for new activities to be
developed by the group with a view to making the project evolve towards the
achievement of the expected impacts; the focus group method proved to be an
adequate strategy for research that aims to understand group experiences and
transform reality; three new transformative outcomes are needed in the formative
assessment of an EPE. They are coordination, structuring, and analysis of emerging
productive chains; promotion of sociocultural changes. A set of suggestions were
made for projects focused on sustainability linked to Embrapa, as well as for the
improvement of public policies. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Nichos sociotécnicos | pt_BR |
dc.subject | Rota dos Butiazais | pt_BR |
dc.subject | Avaliação formativa | pt_BR |
dc.subject | Innovation | pt_BR |
dc.subject | Sociotechnical niches | pt_BR |
dc.subject | Butiazais route | pt_BR |
dc.subject | Formative assessment | pt_BR |
dc.title | Avaliação de Resultados de Projetos de Inovação Transformadora Rural: o caso do projeto Rota dos Butiazais | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0737658864135054 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o framework de avaliação de
nichos sociotécnicos de inovação proposto por Molas-Gallart et al. (2020) e Ghosh et
al. (2021) no contexto rural brasileiro. Como objetivos específicos foram definidos:
descrever o Projeto Rota dos Butiazais; identificar a teoria da mudança do projeto Rota
dos Butiazais; identificar os resultados transformadores obtidos pelo projeto Rota dos
Butiazais; analisar o framework de avaliação revisão de nichos com vista à aplicação
em nichos rurais; propor sugestões de melhorias ao framework analisado. Para
realizar uma análise empírica do modelo teórico dos doze resultados transformadores,
foi realizado um estudo de caso no Nicho sociotécnico Rota dos Butiazais, o qual é
associado ao contexto rural. Foi realizada uma bibliográfica, onde foi discutido a
evolução dos frames orientadores das políticas de ciência e tecnologia, os tipos de
nicho de inovação, a avaliação de nichos sociotécnicos, teoria da mudança e
resultados transformadores relacionados aos nichos de inovação e suas
particularidades. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa. O método
escolhido foi o estudo de caso e como técnica para coleta dos dados foram realizados
grupos focais com participantes, além disso, foi realizada, também, a análise
documental. A análise dos dados gerados foi realizada através da análise de
conteúdo. As conclusões da pesquisa indicaram que o projeto Rota dos Butiazais
apresenta características de um compromisso de Política Experimental; o processo
de elaboração da Teoria da Mudança possibilitou uma análise formativa sobre quais
fatores estão afetando o alcance dos impactos esperados pelo grupo; os 12 resultados
transformadores se mostraram adequados à avaliação de uma EPE (Experimental
Policy Engagements) rural; os 12 resultados transformadores possibilitaram uma
avaliação formativa e reflexiva sobre o estágio de evolução e a necessidade de novas
atividades a serem desenvolvidas pelo grupo com vista a fazer o projeto evoluir em
direção ao alcance dos impactos esperados; o método de grupo focal mostrou-se uma
estratégia adequada para pesquisas que se propõem à compreensão de experiências
grupais e na transformação da realidade; três novos resultados transformadores são
necessários na avaliação formativa de uma EPE. São eles: coordenação, estruturação
e análise das cadeias produtivas emergentes; fomento às alterações socioculturais.
Um conjunto de sugestões foram realizadas para projetos com foco em
sustentabilidade ligados à Embrapa, assim como para o aprimoramento de políticas
públicas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Sócio-Organizacionais | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Marcelo Fernandes Pacheco | |