Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMathies, Aline Acosta
dc.date.accessioned2023-02-22T13:38:24Z
dc.date.available2023-02-22
dc.date.available2023-02-22T13:38:24Z
dc.date.issued2022-12-14
dc.identifier.citationMATHIES, Aline Acosta. Avaliação de Resultados de Projetos de Inovação Transformadora Rural: o caso do projeto Rota dos Butiazais. 2022. 198 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências Sócio-Organizacionais - Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9092
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the framework for evaluating sociotechnical innovation niches proposed by Molas-Gallart et al. (2020) and Ghosh et al. (2021) in the Brazilian rural context. The following specific objectives were defined: to describe the Rota dos Butiazais Project; to identify the theory of change of the Rota dos Butiazais project; to identify the transformative results obtained by the Rota dos Butiazais project; to analyze the niche evaluation framework with a view to application in rural niches; propose suggestions for improvements to the analyzed framework. To carry out an empirical analysis of the theoretical model of the twelve transformative outcomes, a case study was carried out in the sociotechnical niche Rota dos Butiazais, which is associated with the rural context. A bibliographical review was carried out, where the evolution of the guiding frames of science and technology policies, the types of innovation niches, the sociotechnical niches evaluation, the theory of change, and transforming results related to innovation niches and their particularities were discussed. This study can be characterized as qualitative research. The chosen method was the case study and focus groups were carried out with participants to data collection. In addition, a documental analysis was also carried out. The analysis of the generated data was performed through content analysis. The research conclusions indicated that the Rota dos Butiazais project presents characteristics of an Experimental Policy commitment; the elaboration process of the Theory of Change made possible a formative analysis on which factors are affecting the range of impacts expected by the group; the 12 transformative results proved to be adequate for the evaluation of a rural EPE; the 12 transformative results enabled a formative and reflective assessment of the stage of evolution and the need for new activities to be developed by the group with a view to making the project evolve towards the achievement of the expected impacts; the focus group method proved to be an adequate strategy for research that aims to understand group experiences and transform reality; three new transformative outcomes are needed in the formative assessment of an EPE. They are coordination, structuring, and analysis of emerging productive chains; promotion of sociocultural changes. A set of suggestions were made for projects focused on sustainability linked to Embrapa, as well as for the improvement of public policies.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectNichos sociotécnicospt_BR
dc.subjectRota dos Butiazaispt_BR
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectSociotechnical nichespt_BR
dc.subjectButiazais routept_BR
dc.subjectFormative assessmentpt_BR
dc.titleAvaliação de Resultados de Projetos de Inovação Transformadora Rural: o caso do projeto Rota dos Butiazaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0737658864135054pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral analisar o framework de avaliação de nichos sociotécnicos de inovação proposto por Molas-Gallart et al. (2020) e Ghosh et al. (2021) no contexto rural brasileiro. Como objetivos específicos foram definidos: descrever o Projeto Rota dos Butiazais; identificar a teoria da mudança do projeto Rota dos Butiazais; identificar os resultados transformadores obtidos pelo projeto Rota dos Butiazais; analisar o framework de avaliação revisão de nichos com vista à aplicação em nichos rurais; propor sugestões de melhorias ao framework analisado. Para realizar uma análise empírica do modelo teórico dos doze resultados transformadores, foi realizado um estudo de caso no Nicho sociotécnico Rota dos Butiazais, o qual é associado ao contexto rural. Foi realizada uma bibliográfica, onde foi discutido a evolução dos frames orientadores das políticas de ciência e tecnologia, os tipos de nicho de inovação, a avaliação de nichos sociotécnicos, teoria da mudança e resultados transformadores relacionados aos nichos de inovação e suas particularidades. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa. O método escolhido foi o estudo de caso e como técnica para coleta dos dados foram realizados grupos focais com participantes, além disso, foi realizada, também, a análise documental. A análise dos dados gerados foi realizada através da análise de conteúdo. As conclusões da pesquisa indicaram que o projeto Rota dos Butiazais apresenta características de um compromisso de Política Experimental; o processo de elaboração da Teoria da Mudança possibilitou uma análise formativa sobre quais fatores estão afetando o alcance dos impactos esperados pelo grupo; os 12 resultados transformadores se mostraram adequados à avaliação de uma EPE (Experimental Policy Engagements) rural; os 12 resultados transformadores possibilitaram uma avaliação formativa e reflexiva sobre o estágio de evolução e a necessidade de novas atividades a serem desenvolvidas pelo grupo com vista a fazer o projeto evoluir em direção ao alcance dos impactos esperados; o método de grupo focal mostrou-se uma estratégia adequada para pesquisas que se propõem à compreensão de experiências grupais e na transformação da realidade; três novos resultados transformadores são necessários na avaliação formativa de uma EPE. São eles: coordenação, estruturação e análise das cadeias produtivas emergentes; fomento às alterações socioculturais. Um conjunto de sugestões foram realizadas para projetos com foco em sustentabilidade ligados à Embrapa, assim como para o aprimoramento de políticas públicas.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sócio-Organizacionaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Marcelo Fernandes Pacheco


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem