dc.creator | Peres, Carolina Alves | |
dc.date.accessioned | 2023-03-03T20:09:38Z | |
dc.date.available | 2023-03-03 | |
dc.date.available | 2023-03-03T20:09:38Z | |
dc.date.issued | 2021-11-29 | |
dc.identifier.citation | PERES, Carolina Alves. O processo de subjetivação em narrativas digitais: um estudo sobre a experiência narrativa em The Witcher 3: Wild Hunt. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9126 | |
dc.description.abstract | The Witcher 3: Wild Hunt is a fantasy and action electronic RPG developed by CD
Projekt RED. Its narrative style provides a larger space for subjectivity construction,
because it is based mainly on an emergent approach, using dialogue choices that
are responsible for players' interaction with the game system. Therefore, this work
aims to seek for the contribution of the enunciative approach to language to discuss
the construction of subjectivity in narratives in digital games, understanding how this
larger space is given to subjectivity in interactive narratives. To do so, I present a
reading of the work of Émile Benveniste, seeking to explore the notions of subjectivity
that run through and underlie the aspects of her theory. The starting point is the
connection between subjectivity and language to deal with discourse and the use of
personal pronouns in its pragmatic dimension, thus I seek to explore the constitution
of the subject and its individuality through the intersubjective/alterity relations, relating
them with the thoughts of Gérard Dessons in Émile Benveniste, l’invention du
discours (2006). It is from this study of the trinitarian device of “I-you-he” language,
with the contribution of Dany-Robert Dufour (2000), that I propose the analysis of
how these elements appear in The Witcher 3, identifying how the player interaction
happens with the use of the language and the way how he or she appropriates of this
language to experience the narrative and construct its historicity, putting itself as “I” in
the discourse. Considering that, I investigate the subjectivity notion of digital games
with the intention of observing how the thoughts of Benveniste provide elements that
support the work of narrative designer, mostly regarding thinking questions as the
subjectivity construction in narratives and enunciative space of the player. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Interatividade | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Narrative | pt_BR |
dc.subject | Digital games | pt_BR |
dc.subject | Interactivity | pt_BR |
dc.subject | Language | pt_BR |
dc.subject | Subjectivity | pt_BR |
dc.title | O processo de subjetivação em narrativas digitais: um estudo sobre a experiência narrativa em The Witcher 3: Wild Hunt | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0632484274034191 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9399552968699184 | pt_BR |
dc.description.resumo | The Witcher 3: Wild Hunt é um RPG eletrônico de ação e fantasia desenvolvido pela
CD Projekt RED. Seu estilo narrativo oferece um espaço maior para a construção da
subjetividade, pois se baseia principalmente em uma abordagem emergente,
utilizando escolhas de diálogo que são responsáveis pela interação dos jogadores
com o sistema do jogo. Este trabalho, portanto, tem o intuito de buscar a
contribuição da abordagem enunciativa da linguagem para discutir acerca da
construção da subjetividade em narrativas nos jogos digitais, compreendendo como
se dá esse espaço maior para a subjetivação nas narrativas interativas. Para isso,
apresento uma leitura da obra de Émile Benveniste, buscando explorar as noções de
subjetividade que perpassam e fundam aspectos de sua teoria. Tenho como ponto
de partida a indissociabilidade entre subjetividade e linguagem para tratar da
discursividade e do uso dos pronomes pessoais em sua dimensão pragmática,
assim procuro explorar a constituição do sujeito e de sua individualidade através das
relações intersubjetivas/alteritárias, relacionando com as reflexões de Gérard
Dessons em Émile Benveniste, l’invention du discours (2006). É a partir do estudo
do dispositivo trinitário da língua “eu-tu/ele”, com aporte de Dany-Robert Dufour
(2000), que proponho a análise de como esses elementos aparecem em The
Witcher 3, identificando como acontece a interação do jogador com o uso da língua e
o modo como ele se apropria da linguagem para experienciar a narrativa e construir
sua historicidade, colocando-se como “eu” no discurso. Posto isso, investigo a noção
de subjetividade nos jogos digitais na intenção de observar em que medida as
reflexões de Benveniste fornecem elementos que auxiliam o trabalho do designer de
narrativa, principalmente no que se refere a pensar questões quanto à construção da
subjetividade nas narrativas e ao espaço enunciativo do jogador. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Letras e Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Neumann, Daiane | |