Mostrar el registro sencillo del ítem
O enigma do bichano: conectando literatura com o pensamento algébrico
dc.creator | Souza, Priscila Tereza Rodrigues Lanes | |
dc.date.accessioned | 2023-03-23T17:43:46Z | |
dc.date.available | 2023-03-22 | |
dc.date.available | 2023-03-23T17:43:46Z | |
dc.date.issued | 2022-12-20 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Priscila Tereza Rodrigues Lanes. O enigma do bichano: conectando literatura com o pensamento algébrico. Orientador: Rafael Montoito Teixeira. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Física e Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9187 | |
dc.description.abstract | This research is of a qualitative nature and had the general objective of understanding the characteristics of algebraic thinking in order to, from this, elaborate a literary-mathematical narrative that helps in the teaching and learning Algebra in the early years of Elementary School. Initially, we invented the strategies used for teaching and learning Algebra in contemporary times. Afterwards, we carried out a survey of official national documents (National Curricular Parameters – PCNs, National Literacy Pact at the Right Age – PNAIC and National Common Curricular Base – BNCC), in order to understand how Algebra is inserted in the Brazilian curriculum as an area of knowledge to be worked on since the early years of elementary school. We also seek to understand the central points of algebraic reasoning, according to Kaput (2008), and the characteristics of this mathematical thinking in the view of some authors, such as Lins and Gimenez (2001) and Blanton and Kaput (2005). History in which Algebra was present, we sought theoretical support in the studies of Montoito (2011, 2020), Cunha (2019), Maria (2009), Farias (2006) and Dalcin (2002), among other authors who discuss cognitive relationships between children's literature, storytelling and Mathematics. Finally, we present a literary-mathematical narrative aimed at children, composed of fable situations in which the main characters are felines that seek to unravel enigmas that are presented in the course of events; such history presents gaps that aim to be completed. The research concluded that it is possible to build a literature, with the purpose of stimulating the development of algebraic thinking in readers, using some of the objects of knowledge and skills recommended in the BNCC of the Algebra Thematic Unit of the early years of Elementary School. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Pensamento algébrico | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Paradidáticos | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Literatura e Matemática | pt_BR |
dc.subject | Algebraic thinking | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | Paradidactics | pt_BR |
dc.subject | Early years | pt_BR |
dc.subject | Literature and Mathematics | pt_BR |
dc.title | O enigma do bichano: conectando literatura com o pensamento algébrico | pt_BR |
dc.title.alternative | The shrewd cat riddle: connecting literature with algebraic thinking | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8424332562407020 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8190742787917024 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa é de natureza qualitativa e teve por objetivo geral compreender as características do pensamento algébrico para, a partir disso, elaborar uma narrativa literária-matemática que auxilie no ensino e aprendizagem de Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Inicialmente, inventariamos as estratégias utilizadas para o ensino e aprendizagem de Álgebra na contemporaneidade. Após, realizamos um levantamento em documentos oficiais de âmbito nacional (Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e Base Nacional Comum Curricular – BNCC), a fim de compreendermos como a Álgebra se insere no currículo brasileiro enquanto área do conhecimento a ser trabalhada desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Também buscamos compreender os pontos centrais do raciocínio algébrico, segundo Kaput (2008), e as características desse pensamento matemático na visão de alguns autores, como Lins e Gimenez (2001) e Blanton e Kaput (2005). Para entender como seria possível criar uma história em que a Álgebra se fizesse presente, procuramos aporte teórico nos estudos de Montoito (2011, 2020), Cunha (2019), Maria (2009), Farias (2006) e Dalcin (2002), dentre outros autores que discutem as relações cognitivas entre literatura infantil, contação de histórias e Matemática. Por fim, apresentamos uma narrativa literária-matemática voltada ao público infantil, composta por situações fabulares em que as personagens principais são felinos que buscam desvendar enigmas apresentados no decorrer dos acontecimentos; tal história apresenta lacunas que visam ser completadas. A pesquisa concluiu que é possível construir uma literatura, com o propósito de estimular o desenvolvimento do pensamento algébrico nos leitores, utilizando alguns dos objetos do conhecimento e habilidades preconizados na BNCC da Unidade Temática de Álgebra dos anos iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Rafael Montoito |